SMEC implanta Programa Cidade Educadora na rede municipal

16 de ago de 2008 - dev

Mais de 3 mil professores, diretores e coordenadores da rede municipal participaram do curso de capacitação do Programa Cidade Educadora da Editora Aymará. O programa que já existe em diversas cidades do Sul e Sudeste do país e recentemente implantado em Salvador através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) apresenta um método de ensino-aprendizagem “transdidático” e foi criado com objetivo de despertar nas pessoas a consciência de uma cidadania ativa.

O material pedagógico transdidático é desenvolvido dentro de uma proposta inovadora, pois propicia o trabalho com valores e o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais em cada área do conhecimento. Os livros estão adequados às demandas e programas sociais do município, além de irem ao encontro das transformações que crianças e jovens vivenciam no mundo atual.

O Cidade Educadora visa transformar a realidade local, por meio de recursos físicos, humanos e teóricos, criando elementos que possibilitem a professores, alunos e comunidade o acesso permanente à educação com a finalidade de elevar a qualidade do ensino de Salvador através de uma formação integral. O autor dos livros, José Ricardo Moreira, frisou que um dos fatores mais importantes é a responsabilidade que a coleção assume para resgatar a literatura, trazendo-a de volta às salas de aula, espaço do qual ela nunca deveria ter saído.

De acordo com coordenador pedagógico da SMEC, Manoel Calazans, um município só pode se tornar uma cidade educadora a partir do momento em que todos tenham acesso a um ensino de qualidade e sejam agentes efetivos das mudanças na escola. “E o programa faz isto com muita responsabilidade social. Investir em educação significa valorizar as pessoas e buscar a integração entre escola, professores, alunos e comunidade”, declarou.

Resultados

O Programa Cidade Educadora tem atuado intensamente em diversos municípios do Brasil, com destaque para a cidade de Esteio, próximo à Porto Alegre (RS), que aderiu ao projeto e tornou-se a cidade com a melhor taxa de alfabetização da região, com 93,2% da população residente alfabetizada, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2000).O município é também o segundo melhor em qualidade de vida na região metropolitana de Porto Alegre e o quarto no Rio Grande do Sul.