SMEC promove encontro sobre prática pedagógica

13 de nov de 2008 - dev

Professores, gestores e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), participaram hoje (dia 13) do encontro “A Prática Pedagógica com Crianças e adolescentes Institucionalizados”, realizado através da Universidade Aberta da Educação e Cultura (UNICED) e o Instituto Criança Viva.
A ação tem como objetivo oferecer suporte teórico que possibilite reflexões acerca das especificidades da intervenção pedagógica de crianças, adolescentes e jovens em situação de maior vulnerabilidade social e institucionalizadas.
Nesse primeiro dia de encontro foram tratados assuntos como o funcionamento, o papel e as relações entre algumas instituições que atendem crianças e adolescentes, esclarecimentos sobre Parceria/Convênio, a sociedade de classes, o preconceito e discriminação, além de temas transversais como sexualidade e pluralidade cultural.
Serão cinco encontros com carga horária total de 20 horas. A pedagoga e mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Durvalina Cerqueira Maria, será a responsável pela formação do curso.
Ela destacou a importância da reflexão sobre uma demanda crescente que a sociedade vem apresentando tornando-se, fundamental para as mudanças que precisam acontecer. “Essas crianças e adolescentes precisam de atendimento específicos, que vão além do que, historicamente foi pensando para escola” salientou.
Ao final a pedagoga destacou que a sociedade tem exigido mais do sistema educacional e cabe aos professores entender quais são essas exigências para que sejam atendidas diante do ponto de vista pedagógico. Os encontros serão todas as quintas-feira no CAP´s (Pituba), até o dia 10 de Dezembro, quando os participantes recebem o certificado do curso.