SMEC promove inclusão social para estudantes com Sindrome de Down

05 de out de 2006 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em parceria com a Associação Baiana de Síndrome de Down (Ser down), através do Projeto Super (Ação), tem realizado formação continuada de professores da rede municipal de ensino com o objetivo de sensibilizar os docentes para a inclusão das crianças com necessidades especiais, principalmente às que possuem síndrome de down, tornando a instituição de ensino um espaço democrático que acolha e garanta a permanência de todos os alunos da rede pública de ensino.

O projeto, iniciado em 2001, beneficia 68 alunos em 12 escolas da rede (uma em cada CRE, sendo duas na de Itapuã). Além da capacitação dos docentes, o Super (ação) pretende realizar a formação de gestores e coordenadores pedagógicos, a fim de que se tornem multiplicadores da ação.

A SMEC também conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que iniciou parceria este ano. A APAE está trabalhando com um projeto de inclusão nas escolas municipais, dando suporte ao professor, através de cursos de capacitação.

Outras ações – No dia 26 de setembro, a SMEC distribuiu máquinas Braille e Lupas CCTV (possibilita a leitura de textos de estudantes com baixa visão) para 35 escolas da rede municipal. A SMEC realizou formação continuada para que os professores possam utilizar a máquina braille e a lupa.

Outra ação foi realizada no ano passado com a formação continuada de todos os professores da rede que possuem alunos com deficiência auditiva. Os docentes participaram de oficina de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e de palestras sobre a inclusão dos surdos nos espaços escolares.