SMEC promove mais ações de combate à dengue

19 de maio de 2008 - dev

Na quarta-feira (dia 21), é dia de mais uma grande manifestação contra a dengue na rede municipal de ensino. A Escola Municipal Cidade de Itabuna vai reunir estudantes e a comunidade do subúrbio para um alerta contra a doença e ao mesmo tempo fazer um balanço de todas as atividades já desenvolvidas na campanha Escola Livre do Mosquito, lançada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, as unidades de ensino da rede municipal vêm desenvolvendo diversas ações que envolvem estudantes e comunidades locais, na conscientização do combate à doença, a exemplo do “faxinaço” que tem como finalidade a higienização e conservação dos espaços escolares, além de palestras, caminhadas de mobilização, confecção de murais, apresentações artísticas e culturais (música, teatro e dança) e exibição de vídeos envolvendo pais de alunos e as comunidades.

A campanha Escola Livre do Mosquito foi lançada no dia 30 de abril e, desde então, em todas as escolas da rede as aulas começam ou terminam com noções sobre como se prevenir contra a dengue. A SMEC, em conjunto com a SMS, realiza uma ação integrada com a finalidade de transformar as escolas municipais em agentes divulgadores e esclarecedores da campanha, capacitando e orientando os alunos para que sejam multiplicadores no combate aos focos do mosquito.

O evento na Escola Municipal Cidade de Itabuna, que fica no Jardim Praia Grande, subúrbio de Escada, vai divulgar a ação de cooperação técnica entre as duas secretarias municipais, bem como esclarecimentos quanto ao selo “Escola Livre do Mosquito”, dando continuidade ao trabalho de combate à doença, fortalecendo as ações que persistirão durante todo o ano letivo.

Programação

O evento está marcado para começar às 9 horas com apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Fazenda Coutos; apresentações do Rap Combate a Dengue por alunos da Escola Paulo Mendes de Aguiar; Jogral: Xô Mosquito! – alunos da Escola Cidade de Itabuna; dramatização: Como Prevenir a Dengue – alunos das escolas Paulo Mendes e Cidade de Itabuna; Jingle da Campanha – alunos da Escola Cidade de Itabuna, situação da Dengue no Município de Salvador – Centro de Controle de Zoonoses.