Smed apoia campanha Ação Cidadã “Infância sem racismo: por uma educação antirracista!”

26 de mar de 2021 - Jornalismo

Em consonância com os trabalhos de combate ao racismo institucional e infantil no âmbito escolar, a Secretaria Municipal da Educação (Smed), através do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Ético-Raciais (Nuper), está apoiando a campanha Ação Cidadã “Infância sem racismo: por uma educação antirracista!”, promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). Lançada na quinta-feira, (25), a ação é uma forma de enfrentamento ao racismo infantil com o objetivo de contribuir para a transformação social com a promoção da igualdade racial.

O projeto foi idealizado pelas defensoras públicas Gisele Aguiar Argolo, que coordena a Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Laíssa Rocha, que atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente, e Eva Rodrigues, coordena a Especializada de Proteção aos Direitos Humano e Itinerante da DPE/BA. “A Smed sempre foi uma grande parceira da Defensoria, e essa atuação conjunta amplifica diretamente a mensagem educativa que queremos passar sobre o respeito à diversidade desde os primeiros anos de vida. O racismo deve ser combatido pela raiz e, com o apoio da secretaria, temos certeza que essa mensagem será ouvida e bem recebida pelos pais e alunos da rede municipal de educação. É uma parceria decisiva para o sucesso da campanha”, destacou Gisele Aguiar.

A defensora Laíssa Rocha, explica que durante as reuniões de concepção da campanha foram abordados diversos temas até chegar à ideia principal. “A campanha também tem como um dos seus escopos romper o silenciamento sobre o debate das relações étnico-raciais na infância. Afinal as crianças, enquanto cidadãs e integrantes do corpo social, desde muito cedo, sofrem influência direta dos valores difundidos na sociedade que é estruturalmente racista”.

Idealizadora e coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Ético-Raciais (Nuper) da Smed, Eliane Boa Morte explica que esses temas estão constantemente sendo debatidos na Rede Municipal e apoiar ações como essas da Defensoria Pública é de suma importância. “A Smed, através do Nuper, não mede esforços, não apenas no apoio a campanhas como esta da DPE, como também em ações do Programa de Combate ao Racismo Institucional através do Núcleo Interno, em propostas de implementação da Educação Escolar Quilombola e Educação do Campo, através de uma Comissão própria, composta de gestoras de Escolas das Ilhas e do Continente”.

Eliane ressalta ainda que dentro da sala de aula o aprendizado envolve também posturas e valores sociais. “A escola é um espaço privilegiado para implementação de políticas públicas. É o espaço de socialização, de aprendizagens de diferentes tipos. Não apenas os conteúdos escolares, mas também as posturas e os valores sociais são apreendidos pelas crianças no processo de crescimento físico e intelectual. É fundamental que a infância seja alicerçada com novas possibilidades de visão de si e do mundo que a cerca.”, explica.

Na ocasião também foi lançada a cartilha “Nossa querida Bia”, que traz minicontos sobre a realidade vivida por uma menina negra. Essa campanha tem caráter permanente com ações que serão realizadas durante o ano todo pelo Órgão. A cartilha estará disponível no site da DPE/BA.