Smed apoia primeira edição da Feira do Livro Infantil em Salvador

29 de out de 2018 - Jornalismo

Salvador recebeu de 25 a 28 de outubro a primeira edição da Feira do Livro Infantil (FLIS), uma parceria entre a Suzano Papel e Celulose e a Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com incentivo do Ministério da Cultura. O projeto teve o objetivo de estimular a leitura bem como divulgar autores brasileiros junto ao público infantil, destacando o livro como principal fonte de conhecimento em meio a tantas tecnologias.

Presente na abertura do evento, na manhã da quinta (25), Rafaela Pondé, subsecretária da Smed, falou sobre a satisfação de fazer parte de um evento tão importante. “Estou muito feliz pela Smed ser parceira e estar apoiando iniciativas como essa, pois é nosso dever incentivar a leitura e estar sempre promovendo a possibilidade das crianças terem mais oportunidade de ler, de conhecer novas histórias e aventuras. Gostaria de parabenizar aos organizadores  por esse evento, pela estrutura e organização”, ressaltou.

Com várias atrações, o evento teve entrada gratuita e recebeu várias apresentações de músicas e teatro sobre o universo infantil. Além disso, as crianças e pais puderam interagir e participar das atividades que estavam sendo realizadas no espaço, como sarau, oficinas, conversa com autores, conversas literárias, palestras, contação de histórias, intervenções artísticas e lançamentos de livros.

Durante os dias do evento, mais de 500 alunos da rede municipal passaram pela feira, visitando também fazendo apresentações artísticas e culturais. Estudantes das escolas municipais Santo Antônio das Malvinas, que fica no bairro de Fazenda Coutos, e Hercília Moreira, situada no bairro do Rio Vermelho, estiveram presentes na abertura e se encantaram com a quantidade de livros expostos para que eles pudessem ler e viajar no mundo das letras e da fantasia. Todas as crianças receberam um vale para poderem adquirir livros de graça.

A Escola Municipal de Paripe se apresentou no palco principal com o coral da unidade, composto por 40 alunos e regido pelo professor de música e maestro José Raimundo. Quem também se apresentou na feira foi a Fantesa, fanfarra da Escola Municipal Teodoro Sampaio, composta por mais de 50 estudantes e regida pelo maestro Brown, professor de música.

Jaqueline Araújo, coordenadora de inclusão educacional e transversalidade da Smed falou sobre a expectativa para as atividades da feira. ”Estamos participando desse evento de forma muito significativa. Temos um stand da secretaria em local privilegiado e super acessível, além da visita das crianças e apresentações das escolas municipais. Outra coisa bacana que vai acontecer aqui é que vamos fazer o lançamento em conjunto com a Cidade Sustentável, da história em quadrinhos da Turminha Sustentável, com o tema “Mata Atlântica”. Os alunos da Escolab Subúrbio 360 fizeram uma adaptação e transformaram em uma peça teatral. Tudo isso nos enche de orgulho”.

No stand reservado para a Smed, as crianças tiveram a oportunidade de apreciar uma coleção de livros didáticos, além de receberem orientações sobre boa alimentação, através das orientações dadas pelas as nutricionistas das Gerências Regionais de Educação (GREs) Itapuã, Subúrbio I e Pirajá, que falaram sobre como ter uma vida saudável através da alimentação. “Estamos mostrando como é a prática da alimentação saudável nas escolas municipais ofertando alimentos saudáveis com boa qualidade, de baixa caloria, com controle higiênico sanitário adequado. Nós fazemos várias atividades educativas com as crianças para que elas entendam melhor o que é alimentação saudável”, ressaltaram as profissionais.