Smed e PRF certificam escolas municipais que participaram do projeto Educar PRF

23 de dez de 2021 - Jornalismo

Foi realizada na tarde desta terça-feira (21) no auditório sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerimônia de entrega dos certificados para as 11 escolas participantes do Projeto Educar PRF, que este ano teve como tema: Transformando atitudes para salvar vidas. A iniciativa teve como objetivo conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar da responsabilidade de todos na segurança do trânsito.

Na ocasião estiveram presentes o secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira, do representante da PRF, Inspetor Antônio Roberto Pita Carvalho, da Marinha do Brasil, Suboficial Bernardino da Silva Neto, da Transalvador, Luís Clebert Mota, da chefe do setor de gestão operacional e do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran-PRF), Janaina Sousa, da coordenadora da Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, Jaqueline Araújo, de representantes das onze escolas envolvidas, entre outros.

O secretário Marcelo Oliveira falou da importância dessa educação no trânsito para os estudantes nessa fase de conhecimento e aprendizado ainda na infância. “Quando a gente perde a oportunidade de educar uma criança, perdemos a oportunidade de ter um adulto capaz de seguir as leis e viver em sociedade, pois não conseguimos educar um adulto, lamentavelmente, se não for através das punições, então se a gente tem essa oportunidade com as crianças dentro das escolas, temos acesso a elas enquanto estão em formação e trazendo para o ambiente educador das escolas as noções do trânsito seguro, do respeito ao pedestre, as bicicletas e motocicletas, a gente com esse trabalho acendeu uma luz de esperança de que podemos mudar esse futuro e tornar o trânsito mais seguro”.

Aproveitando a oportunidade do momento, o secretário Marcelo pediu para que o projeto seja estendido para outras escolas com o apoio de todos os envolvidos.  “Quero assumir aqui perante a Polícia Rodoviária Federal, a Marinha do Brasil e a própria Transalvador o compromisso que em 2022 seguirmos adiante e juntos aumentar o número de escolas participantes, dependemos de todos para auxiliar e multiplicar esse projeto, pois nos sensibilizou a participação dessas crianças, internalizando esse aprendizado, por que se tornarão no futuro os adultos conscientes no trânsito”.

Os representantes das 11 escolas receberam um certificado e um troféu pela excelente participação no projeto que foi de muita interação e dedicação dos alunos e de todos da comunidade escolar. A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, situada em Brotas (GRE Centro), Tâmara Batalha, falou da satisfação da escola em participar do projeto e de ter visto a interação dos alunos junto aos órgãos envolvidos.  “Esse é um momento ímpar, a nossa luta na conscientização da população e dos próprios alunos é muito enriquecedor, pois estamos dando uma continuidade de um trabalho tanto da PRF quanto da escola, pedagogicamente falando, então assim, esse resultado foi além do esperado, pois tivemos uma interação de toda escola e os alunos se envolveram de uma forma singular, foi muito importante”.

Maria Ferreira, gestora da Escola Municipal Bom Jesus, localizada na Ilha de Bom Jesus dos Passos (GRE Subúrbio II) foi uma das 11 selecionadas para o projeto, ela reforçou a importância da educação no trânsito, mesmo para a comunidade escolar da Ilha. “Nós temos um trânsito muito movimentado na Ilha com motocicletas, bicicletas e barcos que vão e vem de uma ilha para outra e para o litoral, e essas crianças tem pais que trabalham fora da Ilha e vivem o trânsito da cidade e essa conscientização foi muito enriquecedora para eles. Foi uma felicidade participar desse projeto porque trouxe para nós a possibilidade de conscientizar os nossos alunos e familiares sobre a importância da temática que envolve a educação no trânsito”, disse.

Quem também estava satisfeita com o objetivo alcançado das ações nas escolas, foi Jaqueline Araújo. “Estamos felizes e com a sensação de dever cumprido, os resultados foram muito além do que a gente esperava, as escolas demonstraram essa capacidade de trazer o novo de uma forma diferente e suave, mas ao mesmo tempo com conteúdo, com riqueza de trabalhos, dedicação e criatividade com maquetes de pistas e bairros dentro da escola, com Tic Tok das crianças, trabalhando educação para o trânsito com materiais produzidos por eles mesmos, então assim, foi um resultado muito significativo para quem a gente precisa fazer, que é para  o aluno que aprendeu e se torna um multiplicador junto às famílias  e à comunidade”, afirmou.

As unidades de ensino da Rede Municipal que participaram do projeto e foram certificadas foram: Escola Municipal Eraldo Tinoco (Gre Cabula); Escola Municipal Cristo Rei (Gre Cajazeiras); Escola Municipal Nossa Senhora Dos Anjos (Gre Centro); Escola Municipal Metodista Susana Wesley (Gre Itapuã); Escola Municipal Tiradentes (Gre Liberdade/Cidade Baixa); Escola Municipal Hercília Moreira (Gre Orla); Escola Municipal Orlando Imbassahy (Gre Pirajá); Escola Municipal Francisco Mangabeira (Gre São Caetano); Escola Municipal Eufrosina Miranda (Gre Subúrbio I); Escola Municipal Paripe e Escola Municipal de Bom Jesus (Gre Subúrbio II/Ilhas).