Smed e Senac certificam alunos do Programa EJA Profissionalizante

30 de dez de 2022 - Jornalismo

Mais de 300 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberam o certificado dos cursos de qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAC/Ba). A cerimônia de certificação foi realizada na quarta-feira (28), no auditório do Colégio Nossa Senhora das Mercês. Nove gerências regionais foram contempladas, possibilitando a formação de 31 turmas de 30 escolas da rede municipal.

A parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e o SENAC, teve início em 2019 e consiste na oferta de diversos Cursos de Qualificação Profissional, visando a preparação dos estudantes, para possível ingresso no mercado de trabalho. Para o próximo ano já existe um planejamento de implantar os cursos no contraturno para os estudantes do diurno, através da criação de um ambiente virtual de aprendizado compatível, para os alunos que tem uma idade série menor, para os outros de maior idade, será desenvolvida uma plataforma, que atenda as necessidades desses alunos.

“É um orgulho muito grande ver esse auditório cheio com esses estudantes sendo certificados, uma alegria saber que o projeto realmente está consolidado e para o ano de 2023 nós teremos grandes novidades para o segmento do EJA, pois sabemos da enorme dificuldade para essas pessoas em frequentarem as aulas todas as noites, existem estudantes da EJA que trabalham no mesmo horário dos cursos em atividades profissionais que não são compatíveis, por isso vamos criar alternativas para que eles possam preencher essa lacuna e assim participar das aulas. Estamos trabalhando com várias possibilidades para que esses estudantes possam aprender e se qualificar mudando a cara da EJA em Salvador”, declarou o titular da Smed Marcelo Oliveira.

Adalice Maria Santana, Técnica pedagógica na equipe da EJA dentro da gerência de currículo na diretoria pedagógica da Smed, falou da satisfação em realizar esse evento que conta com vários apoiadores. “Estou muito feliz, primeiro por que a educação não se faz sozinha, hoje estamos em um espaço que foi cedido, temos um apoio de vários setores dentro da própria secretaria e sem o papel da escola, a gente não conseguiria chegar aqui, então é um coletivo de pessoas que entende educação de forma coletiva, autônoma que garante a esse aluno a liberdade de conhecimento”, afirma.

Satisfeita e realizada também estava Leila Dantas, Gerente de relacionamentos com o mercado do Senac. “Ver a carinha deles hoje aqui, felizes com a formação, os depoimentos que deram é de deixar a gente muito emocionada e já estamos conversando com a Smed para darmos a continuidade e eu acredito que é muito importante esse elo entre educação básica e educação profissional, é mais do que um estímulo, é oportunizar mesmo para que esses alunos consigam ingressar no mercado de trabalho, que hoje, pensando que depois da pandemia, nós temos um mercado difícil e concorrido e está capacitado é um diferencial muito grande mesmo”.

O estudante Bruno Santos Oliveira, 19 anos, trabalha na recepção de um condomínio e é microempresário vendendo água de coco numa barraca de praia, fez o curso de recepção e para ele a capacitação foi um ganho importante. “Foi uma reconstrução em minha vida, pois na verdade depois dessa pandemia muitas pessoas desistiram, acabaram saindo de suas metas, mas Deus me fortaleceu me mantendo firme e na Escola Suzana Wesley, o EJA modificou a minha vida, ofertando conhecimento e ainda acrescentou bastante com os cursos do Senac que pra mim foi uma experiência única”.

Seu Antônio de Jesus Almeida, de 70 anos, que trabalha como segurança, depois disse que está realizado e com novas perspectivas.  “Eu não tinha muito interesse em fazer o curso, devido ao meu horário de trabalho, mas quando vi que tinha em outros horários, resolvi fazer e hoje vejo que valeu a pena, pois aprendi muito e vou levar tudo que aprendi no curso com os instrutores do Senac, para o resto da minha vida”.

A estudante da Escola Municipal Epaminondas, Ana Cistina Costa Mendes, 39 anos contou que depois do curso se descobriu. “Hoje eu sei como chegar em uma entrevista de emprego, como falar com o gerente , e através desse curso eu tenho certeza que vou abrir muitas portas ou então montar o meu próprio negócio”.

O gerente regional da Liberdade, João Barreto, esteve no evento junto com outros gerentes regionais prestigiando e parabenizando os alunos. “Estamos concluindo o ano letivo de 2022 com chave de ouro, quando você vem aqui prestigiar e certificar essa galera mais madura, eu acho que é nada mais nada menos, que apoiar, ter um certificado desse faz abrir portas pois o Senac é uma empresa de excelência no mercado em se tratando de cursos profissionalizantes.

Foram mais de 900 vagas disponibilizadas, 31 turmas concluíram os cursos de: Assistente Administrativo; Assistente de Logística; Almoxarife/Estoquista; Operador de Supermercado; Promotor de vendas, Recepcionista; Porteiro, entre outros. As aulas foram ministradas no turno diurno e as inscrições foram feitas mediante a opção do interesse de cada educando. Grande parte dos inscritos que permaneceram assíduos às aulas, obtiveram Certificação e encontram-se atuando no mercado de trabalho.

Fotos: Enaldo Pinto