Smed e SPMJ inauguram Núcleo de Escuta Especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência

03 de maio de 2023 - Jornalismo

 

Pesquisas apontam que mais de 78% dos casos de abuso sexual em crianças e adolescentes acontecem dentro do ambiente familiar. Com o objetivo de dar suporte às crianças que sofrem algum tipo de violência e evitar a revitimização, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), inauguraram na terça-feira (02), no Cmei Nossa Luta, em Pernambués, o Núcleo de Escuta Especializada. Os atendimentos ocorrerão em salas localizadas no bairro do Cabula, Liberdade e Brotas.

O evento deu início a uma série de ações da Campanha Maio Laranja, cujo objetivo é combater o abuso e a exploração sexual infantojuvenil. Participaram da solenidade a vice-prefeita Ana Paula Matos, a titular da SPMJ Fernanda Lordêlo e o secretário Municipal da Educação Thiago Dantas, dentre outras autoridades.

A vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS) Ana Paula Matos reforçou a importância de todos os setores da sociedade agirem juntos para proteger as crianças. “O Maio Laranja é um dos momentos mais importantes da nossa cidade, é quando, de fato, a gente mostra para o mundo uma série de políticas públicas que estamos fazendo de proteção efetiva das crianças e adolescentes. A gente aqui busca, de todas as maneiras, mas especialmente pela educação, fortalecer a rede de combate contra toda e qualquer forma de exploração sexual de meninos e meninas”, pontuou.

“Hoje é um dia especial, pois estamos inaugurando um espaço que foi preparado com muito cuidado para atender nossas crianças. Há mais ou menos 15 dias, a vice-prefeita Ana Paula chamou os secretários, não só das áreas sociais, mas todos aqueles que tivessem qualquer possível interface com a causa, e reativou o comitê, cuja missão principal é justamente articular as ações sociais, então, a inauguração de hoje é a concretização dos trabalhos coordenados por Ana Paula. É desnecessário enfatizar o papel importante da SPMJ, que mais iniciativas como essa possa se concretizar”, destacou o titular da Smed, Thiago Dantas.

A secretária da SPMJ destacou que as variadas ações realizadas este mês vão colaborar na proteção integral de crianças e adolescentes da capital. “A Bahia é o 4º estado em violação sexual de crianças e adolescentes perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, de acordo com dados de 2022. Nós precisamos sair desta rota porque é uma pauta negativa e um elemento muito delicado se entendemos que as crianças são o futuro e presente do nosso país. Precisamos cuidar delas de forma antecipada e preventiva”, explicou Fernanda Lordêlo.

 

Fotos: Enaldo Pinto