Smed homenageia os nutricionistas da Rede Municipal

31 de ago de 2021 - Jornalismo

 

No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista e a Secretaria Municipal da Educação (Smed) não poderia deixar de homenagear as profissionais do órgão central e das gerências regionais (GR’s). Elas são responsáveis por elaborar cardápios diários, contemplando as necessidades gerais de nutrientes dos estudantes, adequando o gosto pela comida saudável de forma inteligente.

Esses profissionais fazem todo um trabalho de inspeção de qualidade, distribuição dos alimentos para as escolas, acompanhamento nutricional, desenvolvem ações com a finalidade de melhorar a manipulação dos alimentos na hora do preparo, além de palestras para orientar e ensinar as merendeiras, os estudantes e os responsáveis a aproveitar melhor os alimentos e os nutrientes.

A coordenadora de alimentação escolar da Smed, Emília Carla Lima Coelho, afirma que planejar um cardápio saudável e com nutrientes necessários para os alunos não é uma tarefa fácil, pois é preciso adaptar ao paladar deles essa forma correta de se alimentar, preparando uma merenda nutritiva e que caia no gosto de todos os estudantes. “Ano passado foi lançada uma nova resolução com mudanças profundas, principalmente no cardápio da creche e desde então, a gente vem reunindo a equipe, organizando, lendo a lei, para trazer as mudanças e alterações no cardápio”.

Emília ressalta ainda a importância de fazer essas mudanças alimentares desde criança. “O nosso cardápio é sempre pensando no lado saudável, buscamos não utilizar açúcar na alimentação das crianças menores de 3 anos, reduzimos a oferta de biscoitos, estimulamos o consumo de frutas, raízes e talos, deixando os alimentos ultraprocessados de fora e principalmente, não utilizá-los nas escolas”.

Emília lidera uma equipe com 15 nutricionistas e cada uma delas toma conta de uma regional e conforme vai se adaptando ao ambiente, procura adequar o cardápio da escola para que os alunos não sintam muita diferença na alimentação, mas procurando fazer uma merenda rica em nutrientes e sabores. “Não podemos fazer isso de uma hora para outra, temos que começar a fazer a educação para a criança ir se adaptando e ela aprender que a alimentação saudável é uma alimentação maravilhosa”.

A nutricionista Ayala Cristina Portela Silva, da (GRE Centro), destaca a importância de conversar com os estudantes antes, para conhecer melhor os gostos e através disso elaborar um cardápio aceitável. “Conversamos com eles, para saber do que eles gostam, fazemos reuniões e palestras com os pais para que tudo que foi construído na escola seja levado para o cotidiano deles. Utilizamos algumas combinações de legumes e frutas para enriquecer essa preparação, de forma discreta e não alterar o sabor do alimento, pois algumas crianças não gostam de algumas frutas e com essas misturas, elas acabam comendo ou bebendo o alimento, ingerem o nutriente necessário, sem reclamar”.

Ayala diz que assim como ela, todas as nutricionistas se sentem realizadas em ver os pratos voltarem vazios para a cozinha. “Gratificante, essa é a melhor palavra para definir, sensação de dever cumprido, pois aquilo tudo que nós planejamos foi atingido e alcançado, pois não fazemos simplesmente apenas uma refeição, ela vai nutrir, vai contribuir para a formação alimentar deles, então se a criança consome determinado alimento aqui na escola, ele já leva para família, fala do que come na escola e dos nutrientes importantes”.

A aluna Maria Clara Nunes, 12, do 5º ano, da Escola Municipal Teodoro Sampaio, confessava que não tinha bons hábitos alimentares e estava com saudades da merenda da escola. “Eu não vou mentir, eu comia muitas besteiras e guloseimas, mas aqui eu aprendi a gostar de muitas frutas e legumes, aprendi também a aproveitar melhor os alimentos e comer bem. Nossa merenda é muito gostosa e nutritiva”.

Emília deixa uma mensagem para todas as 15 nutricionistas da rede. “Por todas as nossas refeições temperadas com saúde e sabor, meu muito obrigado e parabéns! Trabalhar com alimentação escolar não é tarefa fácil, saber passar a informação sobre a importância de uma alimentação saudável e conseguir fazer com que o estudante leve para a vida é um desafio constante. Profissionais como vocês conseguem ser tão competentes”.