Smed Lança Programa Aprender pra Valer

30 de jul de 2021 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) traz para a Rede Municipal o Programa Aprender pra Valer, desenvolvido com o intuito de aprimorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas do município. Participarão todas as escolas que têm alunos nos anos iniciais, atendendo todas as turmas de 1º ao 5º ano.

Com a proposta de chegar aos parâmetros de acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a equipe pedagógica da Smed apresenta o programa para elevar o percentual de alunos em nível avançado em língua portuguesa e matemática, superando, inclusive, o proposto pela meta nacional.

“O Programa está na fase de implantação junto às equipes no âmbito do Órgão Central e nas Gerências Regionais. O processo de divulgação do programa já se iniciou no mês de julho, tanto para os supervisores, quanto para os formadores”, disse a diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos, informando que já ocorreram encontros de formação sobre o projeto (foto).

A secretaria conta com a parceria da Fundação Lemann, que apoia também a Associação Bem Comum para a realização do Programa Aprender pra Valer. “Essa parceria é um apoio para grandes desafios na educação. É um comprometimento com medidas de gestão educacional e pedagógica para garantir excelência de aprendizagem das crianças em nossa rede. A secretaria não tem poupado esforços para a melhoria da qualidade de ensino dos estudantes, superando todas as dificuldades para ter resultados”, frisa.

De acordo com ela, a Rede Municipal encontra nessa iniciativa mais uma oportunidade de qualificação de seus processos pedagógicos. “É um projeto que fortalece a formação continuada de professores, coordenadores e gestores escolares, além da equipe técnica da Smed”, finaliza, lembrando que esse processo será feito por profissionais da Rede, com utilização de materiais próprios “Referencial Curricular e Cadernos Nossa Rede”.

Fotos: André Carvalho/Smed