SMED lança programa pedagógico para Educação Infantil

14 de out de 2014 - dev

Com o objetivo de construir uma política pedagógica estruturante da Educação Infantil, com vistas à promoção da melhoria do atendimento das crianças de até cinco anos, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) lançou nesta segunda-feira (13) o Programa de Desenvolvimento da Educação Infantil (Prodei). Cerca de 300 gestores da rede municipal de ensino participaram do evento, realizado no Othon Palace Hotel.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, e pela gerente institucional da Avante, Maria Tereza Marcilio. O PRODEI, que terá a duração de 24 meses, é voltado para todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas que ofertam turmas neste segmento, professores, coordenadores pedagógicos, crianças e famílias de todas as crianças matriculadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Ao todo, a rede municipal tem 68 CMEIs e 208 escolas que ofertam turmas da Educação Infantil.

“A Educação Infantil é prioridade da gestão do prefeito ACM Neto. E por mais que a gente trabalhe muito para melhorar a Educação pública de Salvador, somente com o empenho e a dedicação dos gestores e professores a mudança será possível. Por isto venho hoje trazer uma palavra de reconhecimento do trabalho de vocês e de desejo de que as crianças de amanhã tenham mais oportunidades que as crianças de hoje”, disse Jorge Khoury.

Para Maria Tereza Marcílio, o momento é de celebração e de convocação. “Nosso papel é trabalhar sempre e mais na luta pela defesa do direito que as crianças têm de ter uma educação infantil de qualidade. Nosso papel é traduzir isto de forma concreta e eu não tenho dúvidas que esta parceria será de muito sucesso”, comemorou.

Por meio do Prodei serão construídas orientações pedagógicas para Educação Infantil em regime colaborativo; materiais pedagógicos para os atores sociais que atuam na educação infantil, a partir da identificação e validação de práticas exitosas realizadas nas instituições de educação infantil; além de um sistema de acompanhamento das ações pedagógicas de educação infantil da rede municipal. Também será realizada formação continuada em serviço para os educadores da Educação Infantil.