Smed lança projeto “Educação Empreendedora em Salvador – Educação Nota 10”

21 de nov de 2019 - Publicidade

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Gerência de currículo, lançou na última quinta-feira (14), o projeto “Educação Empreendedora em Salvador – Educação Nota 10”.   O evento foi realizado na sede do Sebrae, localizado na Avenida Sete de Setembro, e contou com a participação de Patrícia Liz, economista, consultora conteudista na formação de jovens empreendedores para alunos dos ensinos médio e superior, bem como na elaboração do guia de estratégias do G Suite for Education para gestores do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae.

O projeto “Educação Empreendedora em Salvador – Educação Nota 10” visa promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino municipais por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos regulares, consolidando a cultura empreendedora no município de Salvador.

De acordo com a gerente de currículo da Smed, Edna Rodrigues, o conteúdo será direcionado para alunos e professores do ensino fundamental (anos finais) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diurno. “O projeto se inicia hoje com palestra para gestores e coordenadores das escolas do 6º ao 9º ano e do EJA diurno, bem como para os técnicos das Gerências Regionais da Educação. Em 2020, a partir da jornada pedagógica, faremos uma formação com os multiplicadores, que serão representantes de escolas, que farão a multiplicação dentro das escolas”, explica.

A ideia do projeto é que a educação empreendedora esteja inserida nas demais disciplinas, de forma multidisciplinar e cada estudante terá um livro, produzido pelo Sebrae em parceria com a Smed, de acordo com cada ano da escolaridade. Nas turmas do 6º ano, a temática do livro será a Ecopapeleria, enquanto o 7º ano terá como tema central o artesanato sustentável. Já os alunos do 8º ano irão aprender sobre empreendedorismo social e os do 9º, novas ideias, grandes negócios. Os estudantes da EJA Diurno, por sua vez, vão focar nas temáticas do 7º e do 9º anos.

Durante a palestra, a economista Patrícia Liz falou sobre educação empreendedora, perpassando sobre a relação das crianças e jovens com as tecnologias, a diferença entre empresário e empreendedor, bem como expectativas de futuro para o mercado. “Precisamos ter em mente de forma muito clara que o empreendedorismo é situacional, está relacionado ao comportamento e à clareza de objetivos. Empreender está mais relacionado à ação do que à formação. Eu já vi meninos sendo tolhidos no seu potencial empreendedor pela falta de incentivo, então quanto mais conseguirmos promover e incentivar iniciativas, melhor”, explicou.

A gerente de currículo da Smed explica ainda que o projeto “Educação Empreendedora em Salvador – Educação Nota 10”, contribuirá para o desenvolvimento de potenciais formando agentes transformadores para a sociedade. “Fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia e contribuir para a construção de um município mais atuante, competitivo e sustentável é parte importante da visão estratégica do Sebrae e do plano de desenvolvimento da Prefeitura de Salvador. Para alcançar esse objetivo é preciso formar uma nova geração que incorpore estes valores no seu pensar e agir. Por isso, nossa ideia é instaurar uma educação empreendedora desde o ensino fundamental até o ingresso no mercado profissional”, ressaltou.

Fotos: André Carvalho/SMED/PMS