A Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, promoveu aula inaugural de qualificação profissional para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na segunda-feira (10). Uma parceria entre a Smed e o Senai/Cimatec, e visa disponibilizar cursos de: Operador de computador; Montador e Reparador de Microcomputador; Manutenção de Tablet e Smartphones e Instalador de Sistema e Automação Industrial para os estudantes de 52 escolas municipais.
Na ocasião estiveram presentes o secretário Municipal da Educação, Thiago Dantas, a subsecretária Isabela Loureiro, o coordenador de negócios do Senai, Levi Costa, a diretora da Dipe, Cátia Verônica Dantas, a diretora escolar, Tâmara Luciene Batalha, o aluno Edgard Santos, de 87 anos representando a turma do EJA, contou também com as presenças de colaboradores e alunos. A aula inaugural foi transmitida também pelas redes sociais para os alunos das demais unidades envolvidas no projeto.
Em 2022 12 escolas já tinham iniciado estes cursos e farão a complementação da carga horária até o final do ano letivo de 2023. Já as turmas que iniciam o curso em 2023 completarão a carga horária do curso no ano letivo de 2024. Os cursos serão desenvolvidos concomitante ao ensino regular, conforme previsto na Resolução CNE/CEB nº 01, de 28 de maio de 2021.
O secretário Thiago Dantas afirmou que é proposta da gestão tratar o EJA de uma maneira muito especial. “Assinamos o PAC com o Ministério Público (MP), nos comprometendo com diversas ações voltadas ao fortalecimento do EJA, reestruturamos também a Diretoria Pedagógica, que hoje tem uma programação específica para tratar desse segmento, colocamos em nossas escolas várias ações, inclusive com a aquisição de materiais pedagógicos específicos, e acho que a profissionalização é uma estratégia aprovada pelos sujeitos da EJA”.
“Espero que a gente consiga desenvolver algo muito detalhado e tecnológico com atenção direcionada aos alunos e que o mercado de trabalho realmente abrace essa mão de obra tão valente e diferenciada”, destacou o coordenador de Negócios do SENAI, Levi da Costa.
A diretora Tâmara Batalha estava emocionada com a parceria que vai oportunizar os alunos com uma qualificação técnica. “Pra mim foi muito importante essa largada, pois já estamos nessa luta desde o início do ano, e hoje está sendo concretizada, quando eles se verem valorizados, isso vai enriquecer o aprendizado deles.
A aluna Deise Nascimento, 38, autônoma viu nos cursos a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho e terminar os estudos. “Eu adorei, pois teremos nova oportunidade de emprego, pois trabalho a gente acha muito, mais emprego tá difícil e hoje em dia tudo pede o segundo grau completo e eu não tenho, aí vi que através desse curso aqui na escola a oportunidade para que eu possa voltar ao mercado de trabalho existe e ainda conclui meu ensino também”.
Seu Edgar Santos representou todos os alunos do Tap V, e aos 87 anos provou que nunca é tarde para volta a estudar, ele também estava animado com a ideia de se profissionalizar. “Esse curso vai ser muito útil para nós que estamos aprendendo a ler e escrever é uma questão de orgulho para todos nós, vai nos proporcionar um futuro melhor, então assim como eu, meus colegas estão todos felizes com essa nova oportunidade, uma grande nota em nosso currículo”, ressaltou ele.
Fotos: Enaldo Pinto