Na manhã desta sexta-feira (20) foi realizada a cerimônia de entrega das chaves de um imóvel no Alto do Coqueirinho que abrigará a partir de 2022, mais uma unidade escolar da rede municipal de ensino. O evento reuniu o secretário municipal da Educação Marcelo Oliveira e representantes da Fundação Lar Harmonia, instituição parceira da Prefeitura.
O prédio tem capacidade para abrigar aproximadamente 200 crianças. A princípio serão disponibilizadas vagas para alunos das séries iniciais e posteriormente para estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). A Fundação fez a intervenção direta na comunidade, oferecendo as condições para que o poder público pudesse agregar com o projeto pedagógico e os equipamentos necessários para o funcionamento da escola. Conforme o titular da pasta da Educação, essas parcerias são importantes, pois ampliam a oferta de vagas nas comunidades. “Fizeram esse prédio com muito esmero, isso mostra a preocupação e propósito de melhorar a educação na região, essa parceria é muito bem-vinda”, destaca o secretário Marcelo Oliveira.
O novo prédio foi construído no mesmo terreno onde funcionava a Escola Anjos de Rua, instituição que teve como fundadora dona Aurora, mãe da presidente da Associação Moradores Amigos de Dona Aurora (AMADA), Josefa Rosa dos Santos. No ato de entrega das chaves ela fez um breve relato do trabalho de persistência e compromisso em ajudar os mais necessitados.
“Tivemos convênios em administrações municipais anteriores, mas não tínhamos infraestrutura adequada e por esse motivo não conseguimos manter o contrato. A escola foi fechada, a comunidade nos cobrava uma escola, então pedimos ajuda ao Lar Harmonia que prontamente nos atendeu e transformou a escola nesse prédio maravilhoso”, contou Josefa.
A educação é uma peça importante para a promoção social, sabemos das necessidades dessa comunidade, então, ter uma unidade escolar dentro da comunidade, significa oferecer uma chance maior de vida às crianças, é retirá-las do mundo das drogas, da violência. A Fundação agradece imensamente essa parceria com a Secretaria de Educação”, afirma a presidente da Fundação Cristiane Miranda da Silveira.
O diretor do Lar do Harmonia Adenauer Novaes acrescenta que a base de uma sociedade madura é a educação. “É uma satisfação muito grande poder colaborar voluntariamente com a educação do município e dar continuidade ao trabalho de dona Aurora e dona Josefa, idealizadoras dessa escola”.