Smed participa de missa em comemoração aos 63 anos da OAF

15 de out de 2021 - Publicidade

A Organização de Auxílio Fraterno (OAF) completou 63 anos de fundada e para comemorar a data, foi celebrada uma missa na quinta-feira (14). Localizada no bairro da Liberdade, a OAF acolhe 82 crianças, de 0 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Participaram da cerimônia o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira, o presidente da Organização Josias Souza, o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes Lazer (Sempre), Kiki Bispo, o diretor da Defesa Civil, Sosthenes Macedo, além de representantes parceiros da instituição.

“Existe uma luz divina aqui. O cuidado que as pessoas que trabalham aqui têm com essas crianças, é algo que realmente chama muito atenção. Esses jovens chegam em situação de vulnerabilidade, e acima de tudo, traumatizadas. Falar sobre isso, me comove”, disse o secretário Marcelo Oliveira.
Para Oliveira, é importante que todo esforço seja feito através de políticas públicas para ajudar nesse trabalho. “Estamos finalizando um contrato de locação de outra parte desse imóvel. A ideia é fazer uma Escolab e aproveitar essa estrutura para instalar e acolher mais crianças” destacou.

O presidente e diretor da instituição há mais de dez anos, Josias Sousa afirmou que é muito importante comemorar essa data entre amigos e colaboradores. “A ajuda da Prefeitura através das Secretarias tem sido um grande braço direito para o nosso trabalho. Celebrar uma obra social com mais de seis décadas, é algo que nos orgulha muito”.

Conforme Josias, o trabalho realizado é de plantar sementes para transformar vidas. “Lembro-me que acolhemos uma criança de 12 anos que veio do interior. Ela nos relatou que certo dia, sentiu vontade de ir para a pista e se jogar na frente do primeiro carro que passasse porque a vida dela não tinha mais sentido. Hoje, é uma criança que foi adotada, vive na suíça com sua nova família, não se esquece de nós e sempre nos envia fotos. Não tem preço que pague, essa é a nossa recompensa”, comemorou.

Fundada em 12 de outubro de 1958, no bairro da Liberdade, pela advogada e professora Dalva de Mattos, a OAF conta com 10 apartamentos para o acolhimento das crianças, todas matriculadas na rede municipal. “Para mim o presidente Josias é o meu pai, e as pessoas que moram aqui, fazem parte da minha família. A OAF é minha casa e não troco por nada” disse Kauan Lima dos Santos de 12 anos.

“A educação é um caminho que vai trazer esperança de um futuro melhor. Temos muitas crianças diferenciadas, com um poder intelectual que precisa ser trabalhado. Desenvolvendo essas habilidades esse jovem pode ter novas oportunidades quando sair daqui”, pontuou a pedagoga da instituição, Soraia Simplício.

Foto: André Carvalho/Smed