A Secretaria Municipal da Educação (Smed) através da Diretoria Pedagógica (Dipe) em parceria com a Consultoria Educacional Lyceum, realizou entre os dias 11 a 15 deste mês, de forma remota, a Terceira Formação da Dupla Gestora – Programa Aprender pra Valer, para os Gestores e vice-gestores das unidades escolares, que atendem o seguimento do foco no acompanhamento e monitoramento pedagógico por parte da dupla gestora, considerando as respectivas atribuições da Gestão Escolar da Rede Municipal.
O objetivo da formação também foi o de refletir sobre habilidades necessárias para garantir, na rotina da escola, o cumprimento das estratégias para a aprendizagem de todos os estudantes, além de discutir estratégias para encorajar o envolvimento dos pais ou responsáveis no processo de aprendizagem dos alunos e também analisar estratégias e instrumentos de monitoramento da aprendizagem, dos estudantes.
A Gerente de Gestão Escolar, professora Ivone Portela, considera esses encontros primordiais, para que a dupla gestora adentre na dimensão pedagógica. “Acompanhar e monitorar o aprendizado dos estudantes, possibilitará adquirir insumos para a dupla gestora repensando estratégias e intervenções pedagógicas, no acompanhamento da prática docente e qualificar os resultados do processo de ensino e aprendizagem nas unidades escolares”, enfatizou Ivone Portela.
A diretora da Escola Municipal Adalto Pereira, GRE Cajazeiras, Débora Coutinho da Silva, afirma que a formação oportuniza a reflexão. “Os temas abordados são de grande relevância para a prática do gestor. O exercício da gestão escolar perpassa pelo desempenho de ações em diferentes dimensões da escola: Ações relativas às dimensões administrativa, pedagógica e organizacional”.
Ela ainda ressaltou a importância desse momento em poder analisar os conteúdos propostos. “A didática aplicada pelos formadores contribuiu para que a aprendizagem ocorresse de forma efetiva. Possibilitando aos participantes uma análise de forma clara dos conteúdos apresentados e proporcionando momentos de interação onde o comportamento de cada indivíduo tornou-se estímulo para o outro”, frisou.
Fotos: Ascom/Smed