A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Diretoria Pedagógica (Dipe), realizou nesta segunda-feira (3), na Faculdade Dom Pedro – Comércio, a 5ª Formação do Programa Aprender pra Valer. O objetivo é fortalecer a prática pedagógica dos professores que lecionam Língua Portuguesa e Matemática em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a partir do uso do material estruturado do Programa Nossa Rede (Cadernos Pedagógicos). Além dessa formação, mais duas acontecerão entre outubro e novembro, com previsão de encerramento no mês de Dezembro.
O tema tratado em Língua Portuguesa privilegia questões relacionadas à concepção de alfabetização de acordo com o Programa Nossa Rede. Já em Matemática os objetos do conhecimento abordados são campo aditivo (Ciclo I) e campo multiplicativo (Ciclo II).
De acordo com Maria Lúcia Pinheiro Soares, formadora de Português e Matemática, as formações presenciais têm sido proveitosas. “Os professores estão tendo a oportunidade de se especializar, através de novas técnicas e levando ideias para sala de aula. Depois das sequências didáticas com os cadernos pedagógicos, a gente realiza o cantinho da matemática, onde trabalham a rotina de sempre trazer um desafio e na sequência fazem uma oficina com exercícios de aplicabilidade no segundo momento da formação referente a fundamentação teórica aplicada, explica.
Iracema Silva Damasceno, professora da Escola Municipal Batista de San Martin, há 10 anos na rede, disse que o aprendizado traz novas ideias e perspectivas. “A formação é enriquecedora, com muitas trocas de experiências para levarmos para nossos alunos, aqui conseguimos ampliar mais a nossa visão e nossas dinâmicas.”
“Estou achando de fundamental importância, que os próprios colegas da rede estão trabalhando na nossa formação, pois vivenciamos as mesmas disparidades, o cotidiano, o dia a dia em sala de aula, por que cada realidade é diferente, os locais são diferentes, então ver gente de fora com as mesmas experiências de sala de aula, porém de locais diferentes é maravilhoso, pois são competentes, são colegas que podemos trocar informações, destaca Janete Santos Borges, professora da Escola Municipal Adílson Galo”.
Fotos: Enaldo Pinto