Smed realiza ação de vacinação contra a gripe

02 de set de 2021 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na quinta-feira (2) uma ação de vacinação contra a gripe para os colaboradores da secretaria, localizada no bairro de Ondina. A iniciativa é da Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes), com o objetivo de facilitar o acesso à imunização. “É muito importante essa parceria com a Smed. Estamos fazendo a busca ativa e essa ação visa proteger as pessoas de eventuais doenças respiratórias  desafogando o nosso sistema. O nosso compromisso é levar saúde até as pessoas e essa parceria com a Educação nos deixa felizes, porque protegemos as pessoas contra a gripe, atendendo aqueles que precisam”, afirma o secretário da Saúde, Léo Prates.

Cátia Verônica, gerente de Gestão de Pessoas da Smed, afirma que a iniciativa teve a intenção de valorizar o colaborador. “Além do reconhecimento, queremos, nesse momento de pandemia, facilitar o acesso à imunização no local de trabalho, para que assim a gente conclua o esquema vacinal”, assegura. Idealizadora da ação, Marta Cardim, supervisora no Núcleo de Valorização do Servidor, pontua que a ideia surgiu com o intuito de estimular o servidor a se vacinar. “Contamos com a parceria da SMS para proporcionar a vacinação in loco para que eles não precisassem ir até um ponto de imunização. Foi uma forma objetiva que encontramos para que a saúde chegasse até os colaboradores”, frisa.

De acordo com a técnica de enfermagem da SMS, Silvana Falcão Muniz, foram disponibilizadas 200 doses para a imunização na Smed. “A vacinação é uma prevenção contra a doença. Quando estamos nas instituições, facilita muito porque muitas pessoas trabalham o dia todo. A cada ano, aparecem novas cepas da influenza, então é importante manter o esquema vacinal atualizado”, diz, frisando que as pessoas que receberam a vacinação contra a gripe devem fazer o intervalo de 14 dias para se vacinar contra a Covid-19. A mesma orientação é válida para quem recebeu a vacinação contra o coronavírus e deve aguardar 14 dias para se vacinar contra a gripe.

A relações públicas Renata Villas Boas, que atua na Assessoria de Comunicação, conta que já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19 e aproveitou a oportunidade para se imunizar contra a gripe. “Essa iniciativa da secretaria é muito importante para que todos tenham a oportunidade de se vacinar”, pontua. Para Eduardo Borges, assistente de rotina administrativa, a vacinação é questão de saúde coletiva. “Não podemos ser egoístas. Quanto mais pessoas vacinadas, melhor para toda a sociedade. Quando me vacino, protejo a minha saúde e a do próximo”.