Smed realiza curso de execução orçamentária financeira para servidores municipais

25 de mar de 2024 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou, de 18 a 22 de março, o curso de Execução Orçamentária Financeira para capacitação de profissionais de diversos setores sobre leis que regem o orçamento e as finanças públicas, visando uma gestão mais eficiente das políticas educacionais. A atividade foi realizada no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no bairro do Costa Azul. A iniciativa contou com a participação de 80 servidores diretamente ligados ao campo financeiro da pasta.

Segundo Henrique Ferreira, diretor financeiro da Smed, as aulas abordaram todos os pontos essenciais, desde o planejamento até a prestação de contas aos órgãos de controle, e teve também como foco “nivelar o conhecimento de todos os participantes. O orçamento da Educação tem uma particularidade, tendo 15 fontes diferentes, e cada recurso deve ser aplicado em determinada despesa. Há muita modificação orçamentária”, disse o diretor, ao destacar a importância das aulas.

Professor de contabilidade e superintendente de Gestão Administrativa do Ministério Público da Bahia (MP-BA), André Luís Sant’Ana Ribeiro foi o responsável por ministrar o curso. Ele destacou a necessidade de trazer à gestão conceitos relacionados ao planejamento governamental, orçamento e finanças para uma administração responsável dos recursos públicos.

“O curso abordou desde o Plano Plurianual até os estágios da despesa pública, capacitando os participantes para entenderem a correlação de cada ato no processo de execução orçamentária. Abordamos como se faz um empenho; quais são os requisitos para fazê-lo, assim como para liquidar uma despesa; quais são os requisitos legais e contábeis que devem ser verificados para que isso seja bem concebido”, explicou o especialista.

Aprendizado – Participante do curso, Antônio Carlos Santana Filho, contador da Smed, falou da importância desses cursos para ampliar o conhecimento sobre um assunto relevante na rotina de trabalho. “Esse curso proporcionou uma abrangência maior sobre um tema que muitos de nós executamos no dia a dia. A iniciativa é uma conquista bastante gratificante, porque, trazer esses conhecimentos faz com que possamos, eventualmente, compartilhá-los com outros colegas”, contou o servidor.

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS
Reportagem: Mateus Soares/ Secom PMS