Smed realiza encontro com conselheiros escolares da Rede Municipal de Ensino

19 de nov de 2019 - Publicidade

Foi realizado na quinta-feira (14), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, um encontro com conselheiros escolares da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Organizada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Unilatus, a ação faz parte de um processo formativo que está sendo desenvolvido desde o mês de agosto e se estende até maio de 2020.

De acordo com a diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga, a formação visa aperfeiçoar o papel de cada conselheiro. “Está sendo trabalhada a importância do princípio democrático e participativo da gestão e mostrar para eles o real papel de cada um no conselho, bem como a importância da atuação do conselheiro no processo de funcionamento da escola”, ressalta.

O Conselho Escolar exerce funções de natureza consultiva, deliberativa, mobilizadora e fiscalizadora das questões administrativas, financeiras e, principalmente, pedagógicas, resguardando os princípios constitucionais, conforme preconiza a LDB 9394/96, Lei Orgânica do Município, Estatuto do Magistério (Lei Complementar nº 036/2004) e Lei 6.630/2005. O número de conselheiros varia de acordo com o tamanho da escola, mas a mesa coordenadora é formada por um diretor (membro nato), tesoureiro, secretário e coordenador, podendo ter ainda membros titulares e suplentes.

“O conselho é fundamental para que a gestão escolar possa cumprir o seu papel, já que um gestor sozinho não dá conta de um processo tão complexo que é o de gerir uma escola pública municipal. Ser conselheiro é pensar uma escola melhor, estratégias para que a escola possa se aprimorar a cada dia, para que o ensino possa ser de mais qualidade e que o aprendizado seja significativo para os alunos e para toda a comunidade”, reitera Joelice Braga.

Parceira da Smed nesta iniciativa, a Unilatus atua na área de formação e qualificação profissional e de acordo com Ivan Silva, diretor executivo da empresa, o curso voltado para os conselheiros escolares, é realizado presencialmente e à distância. “A proposta de disponibilizar o curso na nossa plataforma EAD foi essencial para ampliar esse alcance, já que são cerca de 1.700 conselheiros. O intuito é que todos saibam mais sobre a sua função e responsabilidade junto à escola, ajudando na gestão escolar, tentando entender os recursos que chegam para a escola, como são aplicados dando sugestões nessa administração financeira e de todo funcionamento da escola”, pontua.

A diretora pedagógica da Smed reitera a importância da formação. “Este é um momento histórico na Rede, pois nunca tivemos um processo formativo com esta dimensão. Para a Secretaria Municipal da Educação, é uma alegria muito grande na gestão do secretário Bruno Barral, conseguirmos realizar esse verdadeiro sonho, com esse processo de formação dos conselheiros escolares de Salvador”, finaliza.