Smed realiza entrega de kit de higiene e saúde em parceria com a Unicef e AVSI Brasil

12 de jul de 2021 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), realizou a entrega de kits de saúde e higiene em nove unidades de ensino da Rede Municipal. A distribuição ocorreu entre os dias 6 e 9 de julho, com objetivo de fortalecer os trabalhos relacionados à saúde, educação e conscientização de crianças e adolescentes, principalmente nesse momento de retorno às aulas semipresenciais.

“Ter a Unicef e a AVSI como parceiras da Smed nesse momento de pandemia é um excelente reforço nas nossas ações sanitárias nas escolas de Salvador, garantindo a educação com segurança. Além de fortalecer a ação XIII (prevenção à Covid-19) do ciclo 2021/2022 do Programa de Saúde na Escola que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde”, afirmou a técnica em Saúde na Escola da Coordenadoria de Inclusão e Transversalidade, Ubiraildes Marques.

A Escola Municipal Comunitária Cristo Redentor, localizada no bairro da Santa Cruz (GRE) Orla, recebeu o material de higiene e saúde na terça-feira (6). Na ocasião, a gestora Helena Gonzalez destacou a importância para toda a comunidade escolar em receber esses kits. “Essas parcerias chegam para nos dar mais auxílio, além do apoio que já recebemos do município. Todo esse material é de suma importância para a comunidade escolar. É mais um incentivo em paralelo ao trabalho que a escola já faz com relação à saúde e higiene, principalmente nesse momento de pandemia”, disse.

De acordo com Marcele Andrade, gerente de Projetos da AVSI Brasil, a iniciativa vai até setembro e está inserida na estratégia global SAFE, do Unicef, que é dirigida a crianças, adolescente e suas famílias, com foco na melhoria da higiene e proteção para prevenção e controle da Covid-19. “É um kit por escola independentemente da quantidade de alunos. Esse material serve de apoio para a unidade escolar. A Unicef trabalha com a ideia de que realmente é necessário que as crianças voltem para a escola, mas precisamos dar a estrutura para que isso aconteça”, pontuou Marcele.

As nove unidades da Rede Municipal de Educação contempladas são: Escola Municipal Centro Comunitário Frei Leonidas Menezes (GRE Cabula), Escola Municipal Elysio Athayde (GRE Cajazeiras), Escola Municipal Comunitária Cristo Redentor (GRE Orla), Escola Municipal Claudemira Santos Lima, Escola Municipal de Ilha de Maré, Escola Municipal de Botelho, Escola Municipal de Santana, Escola Municipal de Bananeira, Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima (GRE Subúrbio II).