Smed realiza reunião sobre o PDE-Escolar com gestores escolares

26 de jul de 2018 - Jornalismo

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (26) no auditório do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio, reunião com gestores escolares para orientações sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE-Escolar, um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Diretoria Pedagógica (Dipe).

De acordo com Eliana Chaves Marback, analista de sistemas da Smed e responsável pela prestação de contas do dinheiro direto na escola, essa reunião tem como foco principal orientar os gestores escolares a como utilizar esse recurso. “O PDE é um programa extinto, mas o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) publicou uma resolução em 2016 que diz que a escola que tiver saldo nesse programa, pode agora utilizar esse recurso em outro formato para zerar essas contas. Esse encontro veio para orientar os gestores para que eles possam pensar em projetos produtivos para as escolas, que tragam benefícios aos estudantes”, explica.