No período de 22 de novembro a 10 de dezembro, serão realizadas nas escolas municipais de Salvador as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os alunos do 5º e 9º anos, como também para estudantes do 2º ano de algumas escolas por amostragem definida pelo Ministério da Educação (MEC).
Com foco nessa avaliação, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou na manhã da quinta-feira (11). na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia (GRE Centro), um encontro para manter o processo de mobilização que as escolas já vêm fazendo e fortalecer o planejamento para a realização da prova. Estiveram presentes no evento a diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos, a gerente regional Geisa Barreto, a coordenadora pedagógica da gerência regional, Aline Pimentel, os gestores das escolas, entre outros.
“Estamos muito próximos da prova Saeb e o nosso maior desafio nesse momento é mobilizar as famílias para que os estudantes participem da avaliação. Esse encontro é uma troca de experiências para o fortalecimento das práticas já implantadas nas unidades como também para trazer novas ideias e possibilidades” afirmou Cinthia Santos.
De acordo com ela, já foram realizados três encontros em outras regionais. Participaram os gestores de cada escola, como também representantes do grupo “Educar pra Valer” do programa “Aprender pra Valer”. “O que a gente deseja é que todas as escolas estejam engajadas nesse movimento, e que de fato, a gente consiga ter uma mobilização que nos dê um resultado significativo”, disse.
O Saeb é uma avaliação desenvolvida pelo MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação tem o intuito mesurar a qualidade da educação no país, nos estados, municípios e em cada escola. A prova faz parte da composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Inep vai informar e agendar a data das provas diretamente com cada escola participante.
Neste ano, em Salvador serão mais de 300 escolas envolvida, superando 19 mil estudantes. Conforme a coordenadora pedagógica da gerência regional, Aline Pimentel, estão sendo promovidas nas escolas aulões, simulados, como também foram disponibilizadas formações para professores e profissionais que vão atuar com esses alunos especificamente. “Estamos montando todo um planejamento para ter uma avaliação de sucesso. Essa prova vai trazer para Salvador e para as escolas o resultado do desempenho dos alunos sobre a vida escolar. É um retrato do que foi trabalhado na educação”.
Todos os alunos público alvo do Saeb devem fazer a avaliação. Os protocolos sanitários para evitar a disseminação pela Covid-19 serão mantidos. As escolas participantes passarão, ainda, por sanitização. “Estamos tendo todo o cuidado com os protocolos sanitários para realizar uma avalição segura. O índice positivo dessa avaliação impacta diretamente nos recursos que Salvador recebe para a educação”, pontuou.
Fotos: André Carvalho/Smed