Smed realiza segunda formação de professores do Programa Aprender pra Valer

23 de set de 2021 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) através da gerência de currículo está realizando desde segunda-feira (20) e vai até o dia 01 de outubro, mais uma formação do Programa Aprender pra Valer com o tema: Política Educacional Nossa Rede. Essa ação direcionada aos professores de Matemática e Português do primeiro ao quinto ano, tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do educador no contexto do ensino híbrido, a partir do uso do material estruturado do Nossa Rede (Cadernos Pedagógicos).

Nessa prática os professores estão recebendo orientações de como aguçar o interesse dos estudantes pela leitura através do ensino híbrido e de como criar possibilidades de atividades interativas nas matérias de Português e Matemática, que prendam atenção do aluno nas atividades propostas.
As ações estão sendo ministradas pela Lyceum Consultoria Educacional, uma empresa parceira da Associação Bem Comum que estará com a Smed até 2024 realizando essas formações. Um dos encontros desta segunda edição foi mediado pela coordenadora Heldeana Cardoso. A primeira formação de professores ocorreu no período de 16 a 20 de agosto e teve como tema: Nossa Rede e o ensino híbrido, também para professores desse mesmo segmento.

Os professores do primeiro e do segundo ano realizam a formação até o dia 24 deste mês no turno da manhã e os professores do quarto e quinto anos no período da manhã e tarde estarão em formação até o dia 1º de outubro. Conforme a diretora pedagógica da Smed Cínthia Santos, a formação vai ofertar ao professor instrumentos que qualifiquem a sua prática pedagógica na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem.
“Estamos vivendo um momento novo neste contexto de pandemia com as influências digitais que precisam ser mais utilizadas e como nosso público não tinha esses recursos tecnológicos em sua maioria, se deu a importância das aulas na TV, onde professores da rede puderam ofertar o tempo pedagógico em função dessa ação, ao passo que também eles aprenderam a ministrar aulas televisivas, o que foi também um momento formativo para nossos professores”, explicou.