A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Diretoria Pedagógica (Dipe), está realizando desde segunda-feira (11) e vai até o dia 29 deste mês, na UniFTC, localizada na Paralela, mais uma formação do Programa Aprender pra Valer. O objetivo é fortalecer a prática pedagógica dos professores que lecionam Língua Portuguesa e Matemática em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) a partir do uso do material estruturado do Programa Nossa Rede (Cadernos Pedagógicos).
O tema tratado em Língua Portuguesa privilegia questões relacionadas à concepção de alfabetização de acordo com a o Programa Nossa Rede, considerando que as crianças estão em um contexto de recomposição de aprendizagens devido ao período pandêmico. Já em Matemática os objetos do conhecimento abordados são campo aditivo (Ciclo I) e campo multiplicativo (Ciclo II).
“Esses encontros se configuram como formação em serviço no sentido de criar uma rede de apoio para os professores trocarem experiências e assim qualificarem as práticas diárias para alfabetizar todas as crianças até o 2° ano de escolarização”, disse Anuska Andreia de Souza Silva, articuladora do Aprender para Valer e integrante da Gerência de Currículo da Dipe/Smed.
Anuska ainda ressaltou que o diferencial desse encontro é que os próprios professores que aprenderam anteriormente em outras edições estão ministrando a formação para outros profissionais da área. “Um dos diferenciais desses encontros é que os formadores são professores da própria Rede, dialogando com seus pares, o que proporciona a todos os envolvidos uma troca de experiências e aprendizagens”.
Leandro Gileno Militão Nascimento, coordenador Pedagógico da GRE Cabula, disse estar feliz por estar sendo formado pelos colegas de profissão. “Eu me senti mais uma vez pertencente a uma Rede que é nossa, que tem profissionais capazes de liderar um processo de formação tão grandiosa como o que vem acontecendo no espaço da FTC. Uma formação organizada pela Smed com formadores e formadora da rede municipal. Pessoas que vivem o dia a dia da sala de aula, conhecem as necessidades reais dos estudantes dessa rede, uma formação que tem cara, tem cor, tem conhecimento vindo do processo escolar e isso é de muita importância para também aceitação de nossos e nossas colegas”, pontuou.
O professor da Escola Municipal Cardeal da Silva (GRE Liberdade), Alexandre Fontoura, revelou que através dessas formações ele se tornou ainda mais criativo na sala de aula. “Esse processo de formação é importante não só para mim e para o meu currículo escolar, é sim uma instrução a mais. E essa formação, se estivermos cansados do processo educacional na escola, restaura as energias e a gente volta para sala de aula com um novo olhar, principalmente porque essa formação nos enche de orgulho por saber que estamos dialogando com nossos próprios colegas de profissão”.
“Eu vim aqui fazer uma visita nessa formação e é fundamental esse momento mais voltado à escuta, as interseções estão bacanas e voltando o presencial estar mais juntos em sala de aula, dividindo as experiências é fundamental”, observou o gerente regional da Orla, Roberval Dórea (Guru).
Fotos: Enaldo Pinto/Ascom/Smed