Smed realiza Webinário sobre Certificado de Vacinação para matrícula

17 de abr de 2021 - Jornalismo

Na quinta-feira (15), a Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio da Diretoria Pedagógica (Dipe), realizou o webinário sobre Certificado de Vacinação – um dos documentos a serem apresentados nas unidades escolares para efetivar a matrícula. O debate, realizado no Canal da Smed no YouTube, foi mediado pela coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, Jaqueline Araújo, e contou com a participação do secretário Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, de Carlos Martheo Guanáes, promotor de Justiça (MP/BA) e da técnica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Mariana Santos.

De acordo com o Guanáes, essa exigência não é um obstáculo à matrícula mas um complemento que vai servir também para atestar a vacinação da criança e para efetivar políticas públicas para verificar porque a criança não tomou a vacina. “Não estamos buscando punições e sim resolver um problema para garantir o direito à saúde dessa criança e adolescente. Estamos em busca de inclusão e é importantíssimo dizer que esse certificado não é um obstáculo à matrícula, mas um complemento da mesma. Vai servir como um alerta para que o sistema educacional observe a situação vacinal da criança e de sorte que a partir daí a gente possa trabalhar as situações pontuais do porquê essa criança ainda não foi vacinada ou ainda não teve a completude de vacinação que ela necessita”. O promotor ainda ressaltou a importância desse trabalho em conjunto com as secretarias municipal e estadual da Educação e da de Saúde para viabilizar essa ação.

Em seguida, Jaqueline Araújo falou sobre as Estratégias Sócio Pedagógicas e como a equipe da gestão escolar deve proceder na hora da matrícula. Ela passou as orientações que devem ser dadas aos responsáveis para que levem o certificado de vacinação, caso não tenha em mãos, para compor a pasta do aluno. Também falou da importância da vacina e do certificado. “Essas ações e estratégias sócio pedagógicas deverão ocorrer de forma transversal, sistemática, contínua e integrada com diversas ações desenvolvidas tanto pelas unidades de ensino, quanto pelas unidades básicas de saúde. É importante sabermos se o aluno está vacinado ou não para orientarmos os responsáveis da importância da vacinação. Existe uma lista dos postos de saúde que foi enviada para as unidades de ensino orientar os responsáveis sobre a obtenção do documento, pois a vacina é importantíssima para os alunos, prevenindo doenças que podem causar a cegueira, entre outras sequelas”, enfatizou ela.

Para finalizar, a técnica do Grupo Condutor da Atenção Primária da SMS, Marianna Santos, falou do Programa Saúde na Escola (PSE), programa interministerial que envolve saúde e educação. “Esse programa constitui uma estratégia para integração e articulação entre as políticas e as ações de educação e saúde e na formação integral dos estudantes por ações de promoção, prevenção e atenção à saúde com vista ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens da rede pública de ensino”.

“Considerando as articulações entre a atenção primária e educação, a gente reforça as ações de vigilância e saúde junto a nossa comunidade escolar e a gente reforça dentre aquelas ações que eu já pontuei nas ações de imunização. Dentro da atenção primária, a educação e saúde é uma estratégia promissora de conscientização e participação social, porque ela permite uma maior abrangência das ações de promoção à saúde e proteção à vida e o que a gente mais quer, desenvolvidos principalmente através dessa vinculação entre os usuários e a equipe de saúde”.

O webinário teve mais de 2,7 mil visualizações e pode ser revisto no Canal do Youtube da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=6mkuBGVqu-c