A Secretaria Municipal da Educação realizou webinário na última quarta-feira (19), para explicitar o processo de enraizamento do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Documento comprobatório da vida escolar do aluno que orienta e subsidia a ação pedagógica do professor. No encontro virtual transmitido pelo canal do Youtube e mediado pela coordenadora de inclusão da Smed Jaqueline Araújo, foram abordados pontos importantes sobre a aplicabilidade da ferramenta e suas especificidades.
O webinário contou com a participação da Josete Moreno coordenadora pedagógica da GRE Orla e da professora Débora Abreu, também coordenadora pedagógica da Escola Municipal Padre José de Anchieta, elas contaram suas experiências e como o PDI tem ajudado na rotina no processo de aprendizado dos alunos da Educação Especial e/ou com necessidades educativas específicas.
Jaqueline Araújo destaca a importância do PDI que é obrigatório por lei e se torna um grande bem na vida do aluno, pois aproxima a família na (co)responsabilidade, é instrumento avaliativo com base no estudo e pesquisa,. “Cada um de nós precisaria na vida escolar de um PDI, porque no aprendizado apresentamos limitações, potencialidades, aprendemos de formas diferentes… Salientamos neste momento que as escolas precisam oportunizar aos alunos como um dever”, alerta.
O webinário seguiu uma dinâmica onde um dos participantes indagava ao outro sobre sua experiência em relação aos resultados do PDI. Nesta primeira edição, a professora Josete Moreno pediu à coordenadora Débora Abreu que contasse como a ferramenta contribuiu no processo de aprendizagem dos alunos. “O PDI organiza faz com que o professor perceba as potencialidades e demandas de cada aluno. Ele é individualizado e com isso notamos que muitas coisas não sabiam, outras eles não sabiam e o trabalho em sala de aula estava atrelado ao saber e não saber de cada indivíduo. Precisamos entender e respeitar o tempo e o modo de cada um e o PDI nos auxilia nesse sentido”.
O webinário está disponível no Canal da Smed no YouTube. Clique aqui para acessar.