Smed realiza X Mostra Criativa de Cultura e Arte

20 de dez de 2023 - Jornalismo

A Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra 2023 reuniu diversos alunos da rede municipal na terça-feira (19), no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco. O tema deste ano foi “Retrospectiva da Mostra Criativa e 20 anos da Lei 10.639/03 2023 – Por uma Educação Antirracista na cidade de Salvador”. Um espetáculo de cultura e resgate às raízes africanas que consiste na realização de atividades de arte, educação e cultura envolvendo alunos e professores da Rede Municipal de Ensino.

“Este é um evento de extrema importância para nós, pois é o resultado de tudo que foi trabalhado durante o ano letivo, com base na Lei 10.639. Um projeto de muita pesquisa realizado pelos professores da rede, de resgate às raízes africanas que tem o objetivo de promover o empoderamento e levar conhecimento aos nossos alunos”, destacou o secretário Thiago Dantas.

O espetáculo tem a direção do professor Lázaro Machado, que condensou todos os trabalhos desenvolvidos no projeto pedagógico de várias escolas municipais. “A proposta da Mostra Criativa é valorizar os trabalhos que dialoguem com as leis: 10.639 e 11.645, dentro da perspectiva das diversas linguagens, tais como: Teatro, dança, música, artes visuais, fotografias, vídeos e literatura. Acredito que seja de fundamental importância para o fortalecimento da cultura identitária do nosso povo, para que possamos ter no breve futuro um mundo mais igualitário e justo para todos.

Conforme Carlos Eduardo Santana, representante do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (Nuper), a mostra criativa não é apenas um encontro festivo. “Em cada momento desse espetáculo existe um trabalho pedagógico por trás, estamos completando 20 anos da lei 10.639 que versa sobre a cultura e história africana, mas também são dez anos da mostra criativa. Estamos realizando o fechamento de um ciclo e a partir daí é repensarmos tudo que foi feito e como será nos próximos anos, espero que possamos cada vez mais, ocupar outros espaços, levando o talento dos nossos alunos”, disse.

Fotos: Enaldo Pinto