No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC) realizou solenidade para inaugurar ampliação e reforma de alguns espaços da instituição, em prol do atendimento especializado para crianças e adolescentes com deficiência. Na oportunidade a entidade homenageou a Secretaria Municipal da Educação (Smed) instituição parceira no trabalho de educação inclusiva.
Das 480 crianças atendidas no NACPC, 191 são da Rede Municipal de Educação. O secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira destaca a importância da parceria com o Núcleo. “A Smed e o NACPC representa o fortalecimento da educação inclusiva na nossa cidade. O NACPC é uma instituição de grande importância no atendimento às crianças e adolescentes com deficiência e que faz um trabalho sério, inovador e de relevância em Salvador. Receber essa homenagem é verdadeiramente uma grande honra”, disse o titular da Smed.
“Foi uma honra participar de um evento tão nobre numa instituição comprometida com a causa. A reforma e ampliação do laboratório de informática e comunicação alternativa serão suportes essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças assistidas pelo Núcleo”, avalia a diretora pedagógica da Smed Cínthia Seibert Santos.
De acordo com o fundador e presidente do NACPC Pedro Guimarães, a data representa um dia de reflexão para a sociedade que deve se permitir conviver com membros tão nobres como as crianças com deficiência. “A sociedade é que se torna excluída quando não se permite conviver com a criança com deficiência e sua família”, destacou.
O Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral é uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes com deficiência desde 2001. A instituição oferece às crianças na área de saúde atendimentos em neuropediatria, psiquiatria, fisioterapia, terapia ocupacional, dentre outros.