Sobre os tablets – resposta à coluna do jornal A Tarde

06 de set de 2012 - dev

A coluna Tempo Presente do jornal A Tarde publicou nesta quinta-feira (06) uma crítica à utilização dos tablets na rede municipal de ensino de Salvador, afirmando que o número de dispositivos seria insuficiente para atender a todos os alunos. Leia abaixo a resposta da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

NOTA SECULT

Em tempo: o projeto ‘Tecnologias Móveis: Inserção do Tablet na Rede Municipal de Ensino’ é uma ação experimental que foi iniciada em 12 escolas e nas classes hospitalares – formada por alunos que não podem ir à escola por problemas crônicos de saúde. Além disso, o projeto beneficia também as comunidades no entorno das escolas atendidas, uma ação pioneira no país. A ideia é que em breve o projeto se estenda para todas as 425 escolas. E os benefícios já são visíveis, principalmente nas classes hospitalares. Com a inserção dos tablets, foi possível criar uma turma virtual através de uma rede social que, além de compartilhar os conteúdos produzidos pelos alunos, tem o objetivo de criar um relacionamento entre as crianças que não podem ir à escola.

É importante ressaltar que além dos tablets, as escolas da rede municipal de ensino são equipadas com computadores e notebooks. Além da ação lançada na segunda-feira (03) e das aulas regulares de informática, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com Instituto Miguel Calmon (IMIC), realiza o projeto Projeto Inclusão Sociodigital, uma ação de alfabetização digital que também disponibiliza cursos que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades para quase 50 mil alunos de 55 unidades escolares. O projeto também beneficia as comunidades do entorno.