Solenidade marca formatura de alunos da EJA Profissionalizante

21 de dez de 2023 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou na noite da segunda-feira (18) a solenidade de formatura de 75 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante – uma parceria da Prefeitura com o Senai. Além da conclusão do Ensino Fundamental, os estudantes foram certificados nos cursos de Manutenção de Tablets e Smartphones, Montador e Reparador de Microcomputador e Operador de Microcomputador e Informática. A mesa de cerimônia foi composta pela diretora pedagógica da Smed, Cátia Verônica Dantas, pelo gerente do Senai Dendezeiros, Marcelo Azoubel, e pelos representantes dos alunos, Diosnara Silva Santos, dos professores, Filipe Fernandes Santana, e da gestão escolar, Maria Eugênia de Oliveira Sampaio, diretora da Escola Municipal Teodoro Sampaio. O evento foi realizado na sede do Senai Cimatec, em Piatã.

A formatura teve início com a apresentação musical do estudante Dylan Sant’anna que cantou sucessos como Tamo Junto (Não Desista), de Carlinhos Brown, e Era Uma Vez, de Kell Smith. Em discurso, Diosnara Silva destacou a importância da educação e falou das vivências durante os estudos. “Foi um período de puro aprendizado. As lições e experiências adquiridas acompanharão nossa trajetória tanto acadêmica, quanto profissional”, disse.

Muito feliz e animada, a cuidadora de idosos Ana Maria Novaes, 61 anos, aluna da EJA Profissionalizante na Escola Municipal do Pau Miúdo, fez o curso de Operador de Microcomputador e Informática. “Eu nem sabia ligar o computador, hoje sei várias coisas e quero continuar aprendendo”, afirmou. Outra aluna do mesmo curso, Alana Kely do Nascimento de Jesus, 19 anos, disse que se identificou com a área. “Inclusive, já estou trabalhando com isso”, destacou. “Vou continuar os estudos e me especializar mais”.

Um dos momentos especiais da cerimônia foi a entrega individual dos certificados. Após a solenidade, foi oferecido um coquetel em comemoração à conquista dos alunos da Rede Municipal de Salvador.