Subúrbio 360 recebe roda de conversa do movimento nacional “Faça Bonito”

01 de jun de 2023 - Jornalismo

A Secretaria de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu nesta quarta-feira (31) uma roda de conversa do movimento nacional “Faça Bonito”, cujo objetivo é fortalecer as políticas de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. O evento foi realizado no Auditório da Escola Subúrbio 360 em parceria com o Comitê Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil (CICOMTI) do município.

A mesa de abertura foi composta pelo secretário da Sempre e também presidente do CICOMTI, Júnior Magalhães; Isabela Cabral, subsecretaria de Educação; João Amaral, gerente regional do Subúrbio I; Cássia Góes, coordenadora pedagógica da GR Subúrbio II e Gabriel Vidal, estudante da Escola Municipal Almirante Ernesto Mourão de Sá.

Durante o evento, também estiveram presentes crianças e adolescentes de escolas municipais e Organizações Sociais parceiras da Prefeitura, proporcionando um espaço de escuta e participação ativa. “Essa presença é fundamental para envolver os próprios jovens na discussão sobre seus direitos, desmistificando o tema sexualidade, promovendo conscientização e empoderamento”, frisou Júnior Magalhães.

Foram ministradas, ainda, palestras abordando os seguintes temas: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; os agravos físicos e psicológicos sofridos por vítimas de abuso e exploração sexual na faixa etária infanto juvenil; e o fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

“Com a realização dessa roda de conversa do movimento nacional ‘Faça Bonito’, reforçamos a importância de uma abordagem integrada e coletiva no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Buscamos construir uma sociedade mais segura e protegida para essa parcela vulnerável da população”, reforçou o secretário da Sempre.

Além das palestras, o evento abordou diversas formas de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Foram destacadas estratégias como a promoção da educação sexual adequada e inclusiva nas escolas e o fortalecimento dos canais de denúncia, como o Disque 100.

No que diz respeito ao fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, foi ressaltada a importância da articulação entre os diferentes atores envolvidos, como as escolas municipais, os Creas, Conselho Tutelar e outras instituições da rede de proteção. Esse fluxo inclui a identificação dos casos, o acolhimento e encaminhamento adequados, a realização de exames e perícias médicas, o acompanhamento psicossocial das vítimas e o acesso a medidas de proteção.

“A roda de conversa sobre a importância do dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, tem como objetivo principal esclarecer, principalmente ao público do Subúrbio, incluindo gestores e diretores das escolas, sobre a importância de identificar casos de violação e encaminhar as vítimas para a Rede, garantindo um atendimento de qualidade e protegendo os direitos das crianças e adolescentes”, destacou Adriana Vieira, integrante do CICOMTI e técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Sempre.

Fotos: Vitor Santos/ Sempre
Texto: Ascom/ Sempre