Subúrbio Ferroviário vai ganhar 13ª creche e pré-escola do Primeiro Passo

17 de fev de 2016 - Jornalismo

Dentro da programação da semana de abertura do ano letivo na rede municipal de ensino, mais uma localidade de Salvador será contemplada com unidade da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo – a 13ª a ser implantada pela Prefeitura -, desta vez em Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário. A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (17), ao lado do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, no próprio terreno onde já está sendo erguido o imóvel, na Rua Cabaceiras, s/n. Assim como as outras 31 unidades que serão erguidas até o fim de 2016, a creche e pré-escola terá 783 m² de área construída e 405 vagas de educação infantil para alunos de 0 a 5 anos.

O prefeito lembrou que, desde 2013, a educação em Salvador tem avançado principalmente por meio do programa Combinado que, ao lado da construção de novas creches que possibilitarão dobrar para 40 mil o número de vagas na educação infantil, também tem contribuído para melhorar a estrutura física e garantir avanços na qualidade de ensino, a exemplo do novo material pedagógico Nossa Rede, produzido pelos professores e coordenadores da rede municipal de ensino e já sendo utilizado pelos alunos. “Das 20 mil vagas que estamos criando em apenas dois anos, 25% delas serão destinadas à região do Subúrbio Ferroviário. O esforço mostra que o cuidado com a primeira infância é fundamental em Salvador”, afirmou ACM Neto.

O secretário Guilherme Bellintani pontuou que a construção das creches está sendo feita com esforços da própria Prefeitura e que, caso o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, tivesse liberado os recursos prometidos, Salvador teria 80 unidades para beneficiar as crianças. “O modelo implantado na cidade já está sendo copiado pelo MEC por ser mais barato e mais fácil de ser instalado”, salientou.

PrefeitoACMNeto_lançaOS_CMEI_IlhaAmarela_fotoAngeloPontes06

A construção das creches e pré-escolas do Primeiro Passo integra o programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na educação infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento passará de 20 mil para 40 mil vagas, com investimento de R$ 100 milhões – o maior já feito pela Prefeitura na área. As estruturas são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. As unidades são fruto de uma parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.