Terá início no final do mês a Matrícula Informatizada Social

05 de dez de 2007 - dev

No dia 21 de dezembro termina o ano letivo de 2007 na rede municipal de ensino. E já no dia 26 tem início o processo de matrícula para os alunos que estudam na rede. Com relação aos alunos novos, a informatização do processo de matrícula, iniciado em 2006, proporcionará agilidade no atendimento aos pais e responsáveis por novos alunos. Assim como em 2007, os pais e responsáveis gastarão, em média, 15 minutos para a matrícula dos seus filhos. Uma novidade na matrícula este ano será o cadastramento para o Programa Bolsa Família.

As matrículas podem ser realizadas em qualquer uma das 368 escolas da rede municipal de ensino. E os responsáveis pelos alunos podem efetuar a matrícula em qualquer escola da rede municipal. Por exemplo, se um aluno desejar estudar em uma escola em Periperi, o responsável pode se dirigir a uma unidade da rede de qualquer bairro da cidade.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão da Informação da SMEC, Eliana Marback, “as vantagens de utilizar a matrícula informatizada são inúmeras. Contamos com um aparato tecnológico que auxilia na agilidade do atendimento, extinguindo as filas nas portas das escolas e otimizando as ações. A partir de um banco de dados atualizado todas as escolas são capazes de acessar todos os registros dos atuais alunos da rede e incorporar novos”, afirma Eliana.

Para o ano de 2008, a faceta social do processo de matrícula vai se consolidar através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES. Assim, haverá no calendário um período destinado ao atendimento das comunidades para orientações e cadastros do programa bolsa-família. “O processo de matrícula de Salvador consegue reunir aspectos sociais e administrativos indispensáveis ao bom atendimento da comunidade soteropolitana e, hoje, pode ser considerado um serviço de excelência para a garantia do acesso e permanência na escola”, declara Cláudio Silva, secretário interino de Educação e Cultura do município.

O processo de matrícula contará ainda com uma programação cultural e social nas escolas, com exposições de artesanato, ações informativas de alimentação saudável e apresentações de dança.

Programação da matrícula

26 a 28 de dezembro de 2007
Matrícula Automática de alunos da rede

03 e 04 de janeiro de 2008