Tour Náutico leva professores a uma viagem no tempo

18 de jul de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos (ABRAF), iniciou o Projeto Arte Forte. A ação leva os alunos da rede municipal à interpretação ao vivo do Patrimônio Histórico Cultural de Salvador e do Brasil de uma forma lúdica e prazerosa, através de ações pedagógicas, artísticas e culturais.

No primeiro dia do projeto, (dia 17), os professores fizeram um Tour Náutico, roteiro cultural marítimo com duração média de uma hora e meia, saindo do Terminal Marítimo da Bahia em direção ao Forte de Santo Antônio da Barra e depois ao Forte Nossa Senhora do Monte Serrat. Por fim os docentes fizeram uma parada no Forte São Marcelo, momento principal do passeio, onde fizeram uma apreciação de cenas interativas sobre as Memórias do Mar, do Forte e da Cidade.

O passeio contou com a presença de coordenadores regionais, diretores de escolas e técnicos da SMEC, que vivenciaram todo percurso antes dos alunos. O percurso foi conduzido por artistas, interpretando Chica da Silva, Carlota Joaquina, D. João VI e Soldados Brasileiros, que serviram de monitores, fazendo com que o público voltasse ao passado através de leituras e peças teatrais, falando sobre os personagens marcantes da época, monumentos e a evolução física e histórica de Salvador.

Para a coordenadora regional do Centro, Christianne Navarro, esse é um momento de integração e descontração. “Foi uma visita inesquecível, repleta de cultura, história e entretenimento. Certamente os alunos terão muito que aprender”, ressaltou. A coordenadora regional de Pirajá, Gízia Alves, fortaleceu as palavras da colega, frisando que este é um projeto empreendedor, pois os alunos poderão ver, ouvir e compreender sobre a história e além de tudo servirão como multiplicadores de conhecimento para os alunos que não puderem vivenciar o momento.

A primeira unidade que participará do passeio será a Escola Municipal Hilberto Silva, no próximo dia 22. No total serão 76 viagens, beneficiando mais de 3,4 mil alunos da rede pública municipal.

História

O Forte São Marcelo, inicialmente denominado de Forte Nossa Senhora do Pópulo ou Forte do Mar, foi construído no ano de 1.650 sobre um banco de areia existente no local. Além de fortaleza, já foi paiol e relógio da cidade, quartel da marinha e prisão. Em suas celas já estiveram presos, ilustres personagens da história brasileira, como Cipriano Barata, Sabino Vieira e o farroupilha Bento Gonçalves.

O forte ficou abandonado por muito tempo, mas em março de 2006, após uma reforma geral realizada pela Prefeitura de Salvador foi aberto à visitação pública, tornando-se um espaço cultural da mais alta importância para a cidade.