Trabalho infantil é discutido na Municipal Senhor do Bonfim

28 de maio de 2012 - dev

O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente na Bahia (FETIBA) realizará uma palestra, nesta quarta-feira (23), às 8h, na Escola Municipal Senhor do Bonfim, em Plataforma, com o tema “Os Malefícios do Trabalho Infantil, Aprendizagem e Serviços Municipais oferecidos à População”. O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e a Caravana do Nordeste pela Erradicação do Trabalho Infantil.

O objetivo é discutir sobre o trabalho infantil e informar a comunidade sobre ações para enfrentar estes problemas. A palestra será ministrada por Tereza Calabrich, presidente do Fórum; Virginia Baptista, secretária interina do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), e a assistente social, Adriana Vieira.

No Brasil, cerca de 4,2 milhões de crianças e adolescentes entre 05 a 17 anos ainda trabalham. Somente na Bahia são mais de 486.000 crianças e adolescentes nesta situação. Parte delas trabalha na coleta, seleção e beneficiamento de lixo (atividade extremamente insalubre), trabalho doméstico, feira livre e venda de produtos em sinaleiras. Estas atividades estão incluídas na lista das piores formas de trabalho infantil (Lista TIP) em função dos seus riscos ocupacionais, repercussões à saúde e segurança.