Tranquilidade e boa adesão marcam o primeiro dia das provas do Prosa

13 de set de 2021 - Jornalismo

No primeiro dia de aplicação das provas do Programa Salvador Avalia (Prosa), o clima foi de tranquilidade nas unidades escolares da Rede Municipal. Na manhã desta segunda-feira (13), os alunos chegaram cedo e logo se acomodaram nas salas de aula para fazer as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, as turmas foram divididas em pequenos grupos. Foram três horas para responder as questões e intervalo para o lanche.

A Escola Municipal Hildete Lomanto, no bairro do Garcia (GRE Centro), reservou dez salas do prédio para a acomodação das turmas. “Cerca de 50 alunos estão nesta manhã fazendo as avaliações. Todo o conteúdo foi trabalhado nas aulas da TV e atividades escritas. A partir do resultado da prova é que saberemos como foi o aprendizado dos nossos alunos durante a pandemia e como eles absorveram os conteúdos durante o ensino remoto”, contou a vice-gestora Litza Cerino Pereira Machado.

Na Escola Municipal Dr. Fernando Montanha Pondé, localizada no bairro do Rio Vermelho (GRE Centro), a adesão foi considerada positiva pela gestora Maria Aparecida Menezes. “Tivemos uma presença significativa, graças ao trabalho de divulgação feito pela coordenação da escola. Dos 22 candidatos do 1º ano, 19 estão fazendo a prova. Dividimos esses alunos em três grupos. A avaliação será finalizada sexta-feira (17), com as turmas do 5º ano”, explicou.

Tranquilo mesmo estava o estudante do 1º ano Natan Adones Souza da Silva,7 anos. Ele declarou que se empenhou bastante nos estudos. “Usei apenas 5% do meu cérebro para realizar a prova de português, acredito que a de matemática também não tenha problemas”, contou o garoto, arrancando risos da professora Jucilene Fadigas, responsável por aplicar o exame.

Nesta segunda-feira, as provas foram voltadas para matriculados no 1º e 9º anos. Na terça (14), é a vez dos alunos dos 2º e 8º anos. No dia 15, quarta-feira, estudantes do 3º e 7º anos farão a prova, e na quinta-feira (16), as turmas de 4º e 6º anos. Encerrando a semana, os alunos do 5º ano farão a prova na sexta-feira (17).

Fotos: André Carvalho/Smed