Três dos quatro alunos vencedores do Concurso de Desenhos Infantis da Transalvador são da Rede Municipal

04 de dez de 2019 - Publicidade

Três estudantes de unidades de ensino da Rede Municipal de Salvador estão entre os quatro vencedores da 7º edição do Concurso de Desenhos Infantis promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A premiação levou em conta os grupos escolares: Infantil e Fundamental 1. A solenidade de premiação foi realizada na última segunda-feira (02), na sede da Transalvador. Participaram do evento os gestores das unidades de ensino, a diretora pedagógica (Dipe) da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Joelice Braga e a técnica Dipe, Isabela Silva Cavalcante.

Os vencedores: Erick Gouveia dos Santos, de cinco anos, aluno da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cassange; Alan Ricardo Barbosa dos Santos, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Olga Metting, em Nova Brasília de Valéria; A terceira premiada da Rede Municipal, foi Larissa Castro da Silva, de 11 anos, que estuda na Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, que fica no Vale de Matatu e Iara Letícia Santos Oliveira, de oito anos, estudante do Colégio Augusto Comte, em Nova Brasília, todos foram presenteados com um tablet.

Para Joelice Braga, o bom desempenho dos alunos é louvável devido à importância da temática. “Desde a primeira edição, a Smed sempre foi parceira da Transalvador em todas as etapas. Para nós, é uma alegria muito grande participarmos, pois estamos falando da formação de futuros condutores, levando eles a pensar sobre a postura correta que se deve ter no trânsito, ajudando a construir uma cidade cada vez mais cidadã, com foco principalmente na preservação da vida, pois o condutor precisa pensar sobre a ação deles e os reflexos na vida de todos”, destaca.

De acordo com a Transalvador, este ano, as participações bateram recordes, pois foi a edição com o maior número de inscrições. Os desenhos dos vencedores foram selecionados entre mais de 3 mil 550 candidatos de 127 escolas públicas e privadas da capital baiana. Considerando todas as sete edições do concurso, a Transalvador já recebeu mais 14 mil desenhos, que foram selecionados por uma comissão julgadora da Gerência de Educação para o Trânsito da Transalvador (Gedut) e da Smed, levando em consideração a técnica, expressividade, originalidade e adesão ao tema “trânsito”, de forma criativa e original. Os desenhos vencedores serão utilizados como cartão de natal da instituição e desta forma a mensagem de conscientização dos alunos chegará a toda a cidade.

A gerente de educação para o trânsito, Mirian Bastos, destacou a importância de desenvolver esse tipo de atividade com as crianças. “Todos estamos em constante aprendizado ao longo das nossas vidas e as crianças representam isso, afinal elas representam o futuro”, disse.

O pai de Erick Gouveia estava orgulhoso pela premiação recebida pelo filho. “Para mim foi algo de muito especial, ele é um menino muito atencioso e a gente sempre incentiva esse lado voltado para arte. Esse prêmio serve para fechar o ano de 2019 com chave de ouro. Tenho que parabenizar a Transalvador por este evento bacana e que possam surgir novos, para que outras crianças possam participar”, comemorou o pai do garoto.

A Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, do Vale do Matatu, é bicampeã do concurso e a diretora da instituição, Roberta do Carmo, afirma que o evento já faz parte do calendário escolar. “Nós temos toda uma atenção nas participações dos nossos alunos nessa atividade. Fazemos um trabalho dentro da sala de aula, voltado para educação para o trânsito e depois selecionamos àqueles que querem participar. Quem faz esse trabalho junto aos alunos é a professora Gabriela, que ensina artes. Nossos alunos ficam entusiasmados para participar e ficam bem motivados”, afirmou.

Desenho transalvador 1
Desenho Transalvador 2