“Uma viagem pela África” é tema do 11º Sarau da Escola Municipal Professora Sônia Cavalcanti

02 de ago de 2018 - Jornalismo

A Escola Municipal Professora Sônia Cavalcanti, localizada em Cajazeiras, realizou no dia 27 de julho, seu 11º Sarau, que teve como tema “Uma viagem pela África”. Parte do Projeto de Integração Curricular em 2018, o tema foi escolhido em consonância com a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. “Trabalhamos o tema, também, porque a comunidade escolar entende que, através desses estudos, será possível garantir uma ressignificação e valorização das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira”, explica Roberta Costa, gestora da escola.

Desde o início do ano letivo, estudantes e professores vem se debruçando nos estudos sobre o continente africano em geral e especificamente de alguns países escolhidos por cada ano de escolarização (1º ao 5º ano) para aprofundamento, a exemplo da Nigéria, Moçambique, África do Sul, Angola e Egito. Cada turma também possui como símbolo um Adinkra (conjunto de símbolos que representam ideias expressas em provérbios) e personalidades representativas do país em estudo.

As apresentações do Sarau foram um extrato de todo estudo realizado ao longo 1º semestre deste ano, e passearam nas diversas linguagens artistas, como literatura, dança, música, teatro e artes plásticas. A EM Professora Sônia Cavalcanti faz parte da Gerência Regional de Educação (GRE) Cajazeiras.

Confira as fotos: