Uniced promove palestra sobre sonorização

08 de ago de 2008 - dev

A Universidade Aberta da Educação e Cultura (Uniced), junto com alunos do curso de Licenciatura em Música, modalidade EAD, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), realizou na noite de quinta-feira (7), a palestra “Como Fazer Sonorização”. A aula aconteceu no Centro de aperfeiçoamento Pedagógico da SMEC (CAPS), na Pituba, e contou com a participação de mais de 30 estudantes.

O toque da sanfona de Mateus Moraes, músico e aluno do pólo de Salvador, abriu a palestra. Logo após, o professor de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carlos Guimarães da Veiga Filho, falou sobre equipamentos e aspectos relevantes no processo de captação, amplificação e gravação do som, dedicados a espetáculos escolares e outros eventos.

Para Veiga, a falta de conhecimento sobre o uso de novas tecnologias e a ausência de uma educação musical efetiva têm contribuído para o mau aproveitamento de equipamentos e recursos, confundindo qualidade com quantidade e volume. Ao final, os alunos receberam certificados de participação emitidos pela Uniced.