Universo cibernético será tema de palestra para alunos

21 de maio de 2012 - dev

A Escola Municipal Geraldo Bispo dos Santos, em Plataforma, promove nesta sexta-feira (25), às 15h, a palestra “O uso responsável da Internet e a segurança da Informação”. A atividade que vai acontecer na Municipal Coração de Jesus, no bairro de Santa Luzia, é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Subúrbio I.

A palestra será ministrada por Jamile da Silva, estudante de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que vai mostrar aos estudantes o universo cibernético por meio da cronologia da internet, suas principais ferramentas de buscas, as redes sociais, uso seguro e a segurança da informação.

Também será estudado o que é Cyberbullying, como identificar e proteger as crianças de crimes contra os diretos humanos na internet, pornografia infantil, racismo, apologia e incitação a crimes contra a vida, xenofobia, neonazismo, maus tratos contra animais, intolerância religiosa, homofobia e tráfico de pessoas. A palestrante vai mostrar ainda a legislação e órgãos competentes, os principais ataques aplicados pelos hackers e como identificá-los e evitá-los.