O Webinário “Acolhendo Nossa Rede” transmitido pelo canal no Youtube da Secretaria Municipal de Educação (Smed), mediado pelo secretário Bruno Barral, na terça-feira (21), teve como palestrante o professor graduado em psicologia e música, pós graduado em saúde mental e atenção Psicossocial, Renato Guimarães que abordou o tema “Ansiedade em tempos de quarentena”. Ele elencou algumas dicas importantes que devem ser adotadas para manter o controle desse sentimento que é inerente ao ser humano, mas se for em excesso pode acarretar transtornos.
Conforme o especialista, a ansiedade antecipa sobre uma possível ameaça em que o corpo precisa estar em alerta. “O problema é o excesso, o tempo que a gente disponibiliza para esse sentimento de ameaça e perigo de que pode ou não acontecer algo”, explica.
Segundo Guimarães assumir o controle da real situação e não dar lugar a pensamentos que poderão ou não acontecer, assumir o papel de protagonista, repensar sobre a questão de estar refém, são prevenções possíveis. “Criar hábitos saudáveis, usar a capacidade de elaborar situações em algo construtivo, não ficar focado no problema em si. O mundo do futuro incerto não vai se resolver se ficarmos como passivos no presente e com medo. Temos que transformar o tempo gasto em receptáculo de notícias fantasiosas em ações positivas” destacou.
De acordo com o secretário Bruno Barral, olhar sempre o lado bom, mesmo que seja em situações difíceis é uma alternativa positiva e evita que as pessoas entrem num circulo vicioso. “Não podemos deixar que a ansiedade tome o controle da situação, nem permitir que se abra janelas que nos leve a pensamentos catastróficos. É importante que se tenha um pouco mais de otimismo”, afirmou Barral.
O webinário é uma iniciativa da Smed que tem como objetivo, implementar ações de apoio socioemocional e de orientação multidisciplinar para os profissionais da Rede Municipal de Ensino.