Webinário discute plataforma de avaliação do INDIQUE Salvador.

01 de abr de 2022 - Publicidade

 

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Avante – Educação e Mobilização Social realizaram o Webinário: Direito da criança a uma Educação Infantil de Qualidade. O objetivo da iniciativa foi mobilizar gestores (as), coordenadores (as) pedagógicos e equipes das gerências regionais a fazerem autoavaliação da qualidade do atendimento da Educação Infantil, por meio da plataforma do INDIQUE Salvador. O encontro virtual foi transmitido pelo canal do Youtube da Avante, na quinta-feira (31).

Estiveram presentes no evento o secretário Municipal da Educação, Marcelo, Oliveira, a diretora Pedagógica da Smed, Profª Adenildes Teles de Lima, a consultora para Educação Infantil do UNICEF, Carol Velho e a presidente da Avante e uma das palestrantes, Maria Thereza Marcílio.

O secretário Marcelo Oliveira, destacou a importância da plataforma que tem dado suporte valioso principalmente neste momento, por conta da pandemia, em que a Rede Municipal recebeu um montante de cerca de 30% de alunos novos.  “A Educação Infantil está passando por uma grande transformação, embora tenhamos feito um grande investimento desde 2013, na oferta de vagas, o efeito da pandemia causou um tremendo impacto na educação, tivemos um acréscimo, de mais de 17 mil novos alunos na rede municipal de ensino, apenas na creche do ensino infantil. Então, na concepção de todo esse projeto que envolve entre eles o próprio  Indique, que tem o propósito de acompanhar , avaliar e monitorar esse desempenho da educação Infantil, espero que consigamos  vencer essa batalha com uma educação pública de qualidade”.

O Webnário foi mediado por Fabíola Bastos, coordenadora do processo de revisão, formação, acompanhamento da aplicação do INDIQUE Salvador, que falou dessa grande retomada na rede em revisitar a plataforma do Indique 2016, agora como Indique 2022, que passou por um processo de revisão criterioso e colaborativo com a participação de representantes do órgão central, das GR’s e das Instituições que trabalharam incansavelmente no final de 2021 e início de 2022, refletindo e promovendo mudanças necessárias, levando em consideração o contexto atual.

A primeira palestrante foi ministrada pela presidente da Avante, Tereza Marcílio, que falou sobre o tema principal do evento “INDIQUE Salvador: Direito da Criança a uma Educação Infantil de Qualidade” começando por uma citação de Sandra Zákia, professora da USP que trabalhou em um grupo que discutiu a avaliação de educação infantil instituída pelo MEC. Em seguida ela levantou reflexões sobre o conceito da avaliação na Educação Infantil como regulação de um serviço e direito, pedindo muita clareza na hora dessa avaliação e dos novos desafios que os avaliadores enfrentarão na nova etapa além dos que já estão postos no Indique.

“Os novos desafios após a pandemia e distanciamento social nos ensinou que família e escola caminham juntas, sem um o outro não educa. Os professores poderão vivenciar através das redes, as condições de vida das crianças em seus lugares, as dificuldades os desafios, o esforço, o compromisso, a ausência de cuidado, a falta de uma série de coisas das crianças, então esses professores com certeza, saíram com a ideia melhor de como é importante trazer essa família para junto e fazer uma avaliação com um olhar mais minucioso na hora da auto avaliação no indique nessa Educação Infantil”.

Em seguida a palestrante, Ana Luiza Buratto, vice-presidente e co-fundadora da Avante- Educação e Mobilização Social, Mestra em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica de Salvador e psicóloga pela Universidade Federal da Bahia, que falou sobre as atualizações feitas no Indique Salvador e da participação de forma responsável por todos os pares. “O que a rede não pode esquecer na implementação do Indique Salvador é essa estreita conexão que existe entre avaliação, participação e mobilização e que todos sejam mensageiros, que usam a razão e emoção, que se mostrem realmente desejantes da presença e da participação do outro nesse processo, professor, família, parceiro da comunidade, representante da rede da saúde ou da assistência, chegando na formação com um documento  muito estruturado  e mais uma vez  Salvador vai ser referenciado por renovar nessa auto avaliação.”

Acesse o link e assista ao webinário: Direito da criança a uma Educação Infantil de Qualidade