Desempenho de Salvador na Educação é destaque em evento nacional

13 de dez de 2018 - Jornalismo

Os avanços ocorridos na área da Educação em Salvador nos últimos cinco anos foram destaque na abertura do FNDE em Ação 2018, ocorrida nesta quinta-feira (13), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro reuniu diversas autoridades políticas, entre elas o prefeito de Salvador, ACM Neto; o ministro da Educação, Rossieli Soares; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro; além do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, gestores municipais, parlamentares e professores.

“O trabalho que está sendo feito em Salvador, mesmo com todas as dificuldades, é exemplar. É um município que nas últimas edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem crescido e mostrado que é possível fazer mais pela educação brasileira através dos resultados que vem sendo apresentados”, enfatizou Rossieli.

O prefeito ACM Neto, por sua vez, aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do fundo nacional quanto aos aportes dirigidos para requalificação de unidades de Salvador. “Conseguimos cerca de R$ 100 milhões através do apoio direto do FNDE. Recursos que estão sendo decisivos para que a gente possa reconstruir e ampliar 16 novas escolas, para adquirir materiais e equipamentos escolares, construção e cobertura de quadras”, reconheceu ACM Neto.

O presidente do FNDE traçou um balanço das ações da autarquia nos dois últimos anos, período em que esteve à frente do órgão, e divulgou números dos investimentos destinados para construção escolas, creches, bem como para compra de mobiliários, merenda, transporte escolar e ampliação e aprimoramento de programas federais voltados atender unidades educacionais do estado. “Foram mais de 800 obras na Bahia, com investimento de R$ 1 bilhão, e 97% dos municípios baianos foram atendidos”, divulgou Pinheiro.

Com encerramento em Salvador, o ciclo de capacitações do FNDE em Ação 2018 prossegue até esta até esta sexta (14). A atividade visa capacitar gestores educacionais e prestar atendimento individualizado para resolver pendências na execução dos diversos programas do FNDE.

Homenagem – Durante a abertura do evento, Dejanira dos Santos, merendeira da Escola Municipal de Ilha de Maré e ganhadora do reality show “Super Merendeiras”, foi homenageada. Clique aqui e leia mais.