Vencedora do reality show Super Merendeiras é da Rede Municipal de Salvador

13 de dez de 2018 - Jornalismo

A merendeira Dejanira de Souza, da Escola Municipal de Ilha de Maré, foi a grande vencedora do reality show Super Merendeiras, da TV Escola. Dividido em 13 episódios, o programa reuniu dez competidoras de todo o Brasil e abordou a história de vida de cada uma das participantes, com enfoque nas escolas onde trabalham, suas casas e o cotidiano. Em paralelo, ocorreu a disputa entre elas na preparação de pratos que fazem parte da rotina das escolas e utilizam alimentos adquiridos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O anúncio da vitória de Dejanira foi feito durante o FNDE em Ação na manhã desta quinta-feira (13), no auditório da sede da UPB em Salvador. Durante o evento, ela foi homenageada e recebeu flores e a placa de Melhor Merendeira do Brasil das mãos do ministro da Educação, Rossieli Soares, e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro. O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, também entregaram uma placa em homenagem à merendeira.

“As merendeiras são a almas das escolas. Construções são importantes, mas são as pessoas que fazem a diferença”, cumprimentou o ministro. O prefeito também aproveitou para elogiar Dejanira quanto ao empenho dela para manter os alunos alimentados enquanto estão na escola. “Você representa nossa rede num tema muito sensível. Para famílias mais pobres, a merenda escolar muitas vezes é a principal refeição da criança. Você (Dejanira) nos orgulhou em ter sido premiada. Fico feliz em você pertencer à nossa rede”, destacou ACM Neto.

“Estamos orgulhosos e felizes com a conquista de Dejanira, que é uma profissional competente e dedicada. Merecedora do prêmio de melhor merendeira do Brasil”, disse o secretário Bruno Barral. Ele elogiou o trabalho da equipe de merendeiras da Prefeitura. “Temos um time de profissionais preparadas, competentes e comprometidas, que trabalham para alimentar diariamente mais de 140 mil alunos”, frisa, destacando também a atuação das nutricionistas da Rede.

Emocionada, Dejanira recebeu as homenagens e posou para fotos. “Não estou acreditando”, disse. Os quinze dias que passou no Rio de Janeiro para gravação do programa foram muito especiais para ela. “Conheci a cidade, os pontos turísticos, e fiz amizades. Foi uma experiência maravilhosa”, conta. Durante as provas, Dejanira diz que procurava ficar muito concentrada e colocar logo a “mão na massa”. “Os desafios eram apresentados e eu buscava começar os preparos logo. Tentei também não demonstrar nervosismo e usar a criatividade nas receitas. Foi um grande aprendizado”. Em dois episódios, suas receitas receberam o título de melhor prato: o salpicão saudável, cujo desafio proposto era o preparo sem energia e sem gás, e a comida indígena.

Para a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Emília Coelho, o reality show ressaltou a importância do trabalho das merendeiras e da alimentação escolar. “O programa trouxe a realidade desse trabalho, que não é simples. As merendeiras atuam em verdadeiros restaurantes dentro das escolas e trabalham com o gosto e os critérios das crianças”, frisa. Ela destaca também todo o processo envolvido até a merenda escolar ser consumida pelo aluno, desde as políticas para a área, a atuação do FNDE, até os cardápios feitos por nutricionistas, o fornecimento dos gêneros alimentícios, os cuidados e a elaboração dos pratos pelas merendeiras.

Pióca, como é conhecida Dejanira na Ilha de Maré, sabe bem tudo isso. Há 17 anos na Rede Municipal, trabalha com amor e cuidado para que os alimentos cheguem nutritivos e gostosos para os alunos. “Adoro o que faço”, diz. A retribuição para tanta dedicação é o carinho dos alunos, que estavam ansiosos por saber tudo sobre o Super Merendeiras. “Quando voltei das gravações, eles me abraçaram, queriam saber tudo. Alguns diziam: se você ganhar e precisar chamar um aluno, você me leva?”, conta, feliz.