Professoras da Rede Municipal destacam-se no Prêmio Professores do Brasil

30 de out de 2017 - Jornalismo

Vem Sambar e Aprender- O Samba como Instrumento de Resistência e Representação da Cultura Afro-Brasileira
Professora Lorena Barbara Santos Costa
Escola Municipal Deputado Gersino Coelho (Doron)
Vencedor Estadual – Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º E 5º Ano

A proposta do projeto Vem Sambar e Aprender- O Samba como Instrumento de Resistência e Representação da Cultura Afro-Brasileira se desenvolveu a partir das comemorações do Centenário do Samba no ano 2016, amplamente divulgado nas mídias.

O trabalho foi desenvolvido na escola municipal Gersino Coelho, no bairro de Narandiba, em Salvador, e teve como protagonistas as turmas do 5º ano, coordenado pela professora Lorena Bárbara, que faz parte da rede municipal desde 2007, e apoio da equipe gestora da escola. O trabalho visou garantir no ambiente escolar, o debate e a troca de conhecimentos sobre a cultura negra no Brasil, em especial a cultura da Bahia, através do samba de roda, em conformidade com a Lei 10639/03.

Para a professora Lorena, o samba de roda da Bahia faz parte da cultura, expressa o sentimento coletivo das comunidades afrodescendentes e quilombolas. Traduz uma mistura dos nossos traços culturais ancestrais, reúne a dança, a música e de forma poética conta a história, alegrias e tristezas do povo negro que construiu e constrói a história do nosso país.

A professora ainda conclui que “trabalhar com o samba de roda, é uma ferramenta poderosa de empoderamento dos alunos de escolas públicas, que em sua maioria são pessoas negras e que não reconhecem as influências e contribuições dos povos africanos na nossa cultura. O samba é o ritmo que simboliza a resistência da cultura negra”.