Seminários da Jornada Pedagógica 2024 reúnem educadores da Rede Municipal

07 de fev de 2024 - Jornalismo

A atualização dos materiais Nossa Rede foi um dos focos de trabalho da Jornada Pedagógica 2024 da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Na segunda (5), gestores e coordenadores pedagógicos das gerências regionais e de unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental se reuniram no Seminário de Mobilização Nossa Rede. Realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com o Instituto Chapada (Icep), o evento contou com a presença da diretora pedagógica Cátia Verônica Dantas, e a diretora do Icep, Elizabete Monteiro. A abertura foi marcada por um pocket show com Edir Carneiro e George Lima.

Durante o seminário, foram apresentadas as ações programadas para a revisão do material Nossa Rede. Entre as propostas a serem desenvolvidas estão a revisão do Referencial Curricular dos Anos Iniciais, a atualização dos cadernos pedagógicos dos anos iniciais e dos anos finais, a preparação desses materiais para serem implantados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como o acompanhamento da implantação dos novos materiais.

Além disso, o evento teve ainda a palestra “A intervenção docente e o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais e finais” da professora da Universidade Federal da Bahia (UFBa), Giovana Zen, que é pedagoga, psicopedagoga com mestrado e doutorado em Educação, e o debate com o público acerca do tema. Clique aqui e veja o vídeo do evento.

Na segunda, foram realizados, ainda as lives “Educação Integral – concepção e práticas integradoras” e “Diálogo sobre os saberes na EJA”.

Educação Infantil – Na terça-feira (6), em dois turnos, foi realizado o seminário “As crianças, a linguagem e a cultura do escrito”, também com foco na atualização dos materiais Nossa Rede para a Educação Infantil. A abertura do evento, que reuniu gestores e coordenadores pedagógicos das GRES e das unidades que ofertam creche e pré-escola, foi feita por Cátia Verônica Dantas, diretora da Dipe, e Maria Thereza Marcílio, diretora da Avante – Educação e Mobilização Social.

Além do detalhamento dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na atualização do material da Rede Municipal, com destaque para a construção coletiva, o evento contou com a participação de Patrícia Corsino, doutora em educação pela PUC-Rio, professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ e integrante do Laboratório de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação (Leduc). Patrícia falou sobre o tema do seminário, levando contribuições acerca do desenvolvimento na infância, processos de construção da leitura e da escrita, literatura infantil, a importância do brincar, entre outros aspectos.

A pedagoga e psicomotricista Érika Andrade apresentou o relato “Ler o mundo, escrevendo as infâncias…”, no qual trata de práticas pedagógicas do Cmei Geórgia Maria Barradas Carneiro, onde é vice-diretora.

A Jornada Pedagógica segue até esta quarta-feira (7) nas unidades de ensino. Clique aqui e saiba mais.

Fotos: Enaldo Pinto / Ascom Smed

Seminário de Mobilização Nossa Rede:

Seminário Educação Infantil: