Pasta de Textos da Professora e do Professor para o Ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira

02 de dez de 2017 - Jornalismo

a

Seguem os cadernos constantes da Pasta de Textos da Professora e do Professor.

Obs. As referências dos autores são as mesmas constantes dos cadernos, publicados em 2005.

a

Maria Olívia Santana – Secretária Municipal da Educação (2005 a 2006)

1. Gênero e raça: desafios à escola

Mary Garcia Castro – Pesquisadora da Unesco/Rockfeller Foundation e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

a

2. Contribuição dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico universal  (versão atualizada em 2021)

Lázaro Raimundo dos Passos Cunha – Engenheiro Mecânico e diretor de Projetos Especiais e Comunicação do Instituto Steve Biko.

3. A África contemporânea: dilemas e possibilidades

Muniz Gonçalves Ferreira – Doutorado em História Econômica na USP e professor da UFBa.

4. Quilombos no Brasil e a singularidade de Palmares

Maria de Lourdes Siqueira – Pós- doutorada em Antropologia das Populações de Origem Africana pela Universidade da África do Sul e professora da UFBa.

5. Revolta de Búzios ou Conjuração Baiana de 1798: uma chamada para a liberdade

Marli Geralda Teixeira – Doutorada em História Social na USP, professora aposentada da UFBa e diretora do Arquivo Público da Bahia.

6. A Revolta dos Malês em 1835

João José Reis – Doutor em História pela Universidade de Minnesota, EUA, e professor da UFBa.

7. A influência das línguas africanas no português brasileiro

Yeda Pessoa de Castro – Doutorado em Estudo de Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire e professora visitante da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

8. Mitos afro-brasileiros e vivências educacionais

Vanda Machado da Silva – Doutorada em Educação pela UFBa e criadora do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó.

9. Educação para a convivência pacífica entre religiões

Valdina O. Pinto – Makota do Terreiro Tanuri Junçara e professora aposentada (in memoriam).

TEXTOS ORIGINAIS: